Em dois dias, barreira sanitária da Trensurb identifica três usuários de São Leopoldo e Sapucaia do Sul com Covid-19

Publicado em:

A barreira sanitária que foi colocada nessa segunda-feira (28) na Estação Mercado da Trensurb já está dando resultados.

De acordo com o diretor de operações, Luís Eduardo Fidel, que participou do programa Berlinda News Entrevista na manhã dessa quarta-feira (30), em apenas dois dias de testagem no local, três pessoas foram detectadas com Covid-19 e todas da região do Vale dos Sinos. Apesar da barreira contar com uma câmera que indica quando o usuário está com febre, essas três pessoas estavam assintomáticas e só souberem que estavam com a doença porque foram de forma espontânea fazer o teste no Centro de Testagem da estação. “Importante destacar que as primeiras duas pessoas era um casal. Ela foi até nós e pediu para fazer o teste. Deu positivo e ela ligou para o namorado. Ele venho até a estação e também testou positivo. Os dois não estavam com sintomas. Estavam assintomático”, comentou o diretor. A própria Trensurb providenciou um carro e levou ambos para casa. 

Ainda conforme Fidel, na segunda-feira um casal de 26 e 28 anos de Sapucaia do Sul testaram positivo e retornaram imediatamente para casa. Já nessa terça-feira (29) um homem de 33 anos de São Leopoldo, que trabalha no comércio, também testou positivo.

Ao todo, nesses dois primeiros dias de barreira sanitária na estação final da Capital, 34 pessoas foram testadas, mas de acordo com Fidel, a partir da próxima semana o método vai sofrer alterações. “Por enquanto estamos atendendo das 9h às 17h, mas a partir da próxima segunda-feira, será das 7h às 19h e a expectativa é de testar de 150 a 180 usuários por dia”, explicou ele que ressaltou a importância desse trabalho que é feito em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e a Universidade Federal de Saúde. “A nossa preocupação no momento é dar segurança para o usuário.”

Tecnologia espanhola

A câmera instalada na saída das plataformas da Estação Mercado da Trensurb consegue detectar quando há um usuário com febre ou até mesmo sem máscara. Essa tecnologia trazida por uma empresa espanhola já é usada em diversos países e aqui no Brasil já está instalada no metrô de Salvador, na Bahia e também no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Estado de São Paulo. Aqui no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi o primeiro a colocar em prática a tecnologia que já conseguiu identificar que 1% dos passageiros estavam com Covid-19, ou seja, cerca de 55 pessoas.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....

OPERAÇÃO PEDÁGIO: Polícia prende 14 criminosos que extorquiam donos de revendas de veículos no Vale do Sinos

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Civil pelo crime...

SÃO LEOPOLDO EM ALERTA: Prefeitura está em estado de atenção para chuvas no final de semana

A Prefeitura de São Leopoldo, através da Defesa Civil,...