No último ato como titular da Assistência Social (SAS), Fábio Bernardo, vereador eleito pelo PT de São Leopoldo, entregou à população em situação de rua um novo espaço com melhores condições de acolhimento. A nova república oferece serviços como pernoite, alimentação e higiene pessoal, funcionando 24 horas por dia onde funcionava Centro de Referência para a População em Situação de Rua (CREPAR) para o pernoite, e os serviços diurnos do Centro POP, na avenida Caxias do Sul.
O antigo espaço, localizado na Avenida Caxias do Sul, foi comprometido pela enchente que atingiu a cidade neste ano, tornando necessária a busca por alternativas mais seguras e estruturadas.
”Inicialmente a capacidade é para pessoas, 20 mas pode ser ampliado para até 50 pessoas caso a gestão entenda necessário. Hoje a capacidade é de 20 e muitos foram domiciliados com aluguel social e não precisam mais usar o serviço de acolhimento. Como república, as pessoas vivem por um período necessário lá e fazem as próprias tarefas e tem liberdade para essa higiene pessoal a qualquer horário do dia”, explicou Fábio Bernardo.
Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social
Conforme Fábio Bernardo o novo espaço atende às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. “A república para as pessoas em situação de rua de São Leopoldo vem marcar um serviço tipificado, de acordo com a política nacional. Antes, tínhamos um serviço de referência para a população em situação de rua, mas não estava de acordo com essa política”, afirmou Bernardo.
O novo modelo busca não apenas acolher, mas também oferecer suporte para que as pessoas possam reorganizar suas vidas, desde encaminhamentos para emissão de documentos até acesso a atividades de formação e capacitação.
A iniciativa representa um passo significativo no fortalecimento das políticas públicas de assistência social em São Leopoldo, reforçando o compromisso com a dignidade e os direitos humanos.