A Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deu mais detalhes da operação de retomada dos voos no terminal da Capital. Apesar da reinauguração oficial ocorrer na sexta-feira (18), com visita de comitiva de ministros, os voos comerciais retornam apenas na segunda-feira (21), 170 dias depois da enchente. Ao longo do final de semana e até a madrugada de segunda, as operações seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas. O último voo na pista provisória está agendado para as 5h45min do dia da reabertura do aeroporto.
Inicialmente, a partir do dia 21 de outubro, o Salgado Filho terá conexões aéreas apenas com aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Campinas (Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília (JK). A partir do dia 28 de outubro, será retomada a conexão com Belo Horizonte (Confins). O primeiro avião comercial a voltar a tocar a pista do principal aeroporto gaúcho chegará por volta as 8h de segunda, vindo de Viracopos em voo da Azul Linhas Aéreas. Toda a tripulação da primeira viagem a pousar no aeroporto desde a enchente deverá ser formada por gaúchos. Além disso, o CEO da companhia aérea também estará presente no voo. O avião terá uma pintura especial em homenagem ao RS.
As aeronaves vão operar entre as 8h e 22h. No restante do tempo, o terminal seguirá por obras e manutenções. Em um primeiro momento, apenas seis dos 16 pontos de embarque existentes no aeroporto serão utilizados. Além disso, mais de 70% dos comércios que atuam no local voltam no dia 21. A partir de segunda, o Salgado Filho terá 71 voos diários já confirmados, atendendo cerca de 9 mil passageiros. Já a partir do dia 28 deste mês, o número de voos diários subirá para 98, movimentando cerca de 15 mil pessoas no terminal aeroportuário.
No início de novembro haverá uma nova ampliação das rotas disponíveis no terminal aeroportuário gaúcho, com conexões para Curitiba (Pinhais) e para o interior do RS, com os aeroportos de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo. A partir do dia 4 de novembro, o Salgado Filho terá 122 voos diários já confirmados, atendendo mais de 16 mil passageiros.