Projetos da Universidade Feevale promovem vacinação e microchipagem de cães na aldeia Kaingang Por Fi Ga

Publicado em:

A Universidade Feevale, por meio dos projetos de extensão Feevale Pet e Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento, realizará na próxima segunda-feira, 26, a partir das 11h, uma ação de vacinação, vermifugação e microchipagem de cães na comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada na Estrada do Quilombo – Feitoria Seller, em São Leopoldo. A iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar dos animais da comunidade, além de prevenir zoonoses — doenças transmissíveis entre animais e humanos.

Neste momento, a ação contempla apenas cães de moradores da aldeia. Os animais receberão a vacina polivalente, além da aplicação de vermífugo. Antes da vacinação, os voluntários do Projeto Feevale Pet realizarão exames físicos nos cães, a fim de avaliar suas condições de saúde e segurança para receber os imunizantes. Em seguida, será realizada a microchipagem dos animais, com cadastro no sistema PetLink, possibilitando a identificação individual de cada cão. Além dos cuidados com a saúde dos animais, os responsáveis receberão orientações sobre posse responsável, reforçando a importância do cuidado contínuo e do vínculo afetivo com os pets.

Segundo Gabriela Porciuncula Costa, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale, a proposta da atividade é sair dos muros da Universidade para levar auxílio às comunidades, ao mesmo tempo em que proporciona experiências práticas para os estudantes. “A comunidade indígena necessita de apoio e informações, especialmente sobre como a saúde dos animais pode impactar diretamente a saúde das pessoas. Um dos objetivos da ação é prevenir que os cães contraiam doenças infectocontagiosas e, consequentemente, evitar a transmissão dessas enfermidades para os moradores da aldeia”, destaca.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Tenente-Coronel Silva Bueno deixará o comando do 25º BPM

Após 1 anos a frente do 25º Batalhão de...

Apesar das obras, mortes e colisões na BR-116 em São Leopoldo seguem em alta

Após mais um triste episódio envolvendo uma morte na...

MDB de São Leopoldo está sob responsabilidade da direção estadual

O MDB de São Leopoldo está sob responsabilidade da...

Missionários luteranos relatam desafios e aprendizados em cinco anos de trabalho na Honduras

Os entrevistados na manhã desta segunda-feira (16) do Berlinda...