O avanço da obra de revitalização restauração da praça do Imigrante é como folhear a história de São Leopoldo ao longos dos seus 200 anos. Isso porque a praça compõe o sítio histórico da cidade com destaque para a ponte 25 de julho, primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS. Para que nenhum detalhe passe despercebido, Batista Roque Bagatini, do consórcio responsável pela obra, pediu ajuda ao historiador Márcio Linck sobre uma “fonte” junto ao monumento de frente para o Rio do Sinos.
“Estava há muito tempo desativada, nem eu lembrava mais, pesquisei fotos antigas e mexendo no local encontramos um caninho no meio das muretinhas e um cano de saída da própria fonte”, explica Linck. Conforme Roque Bagatini, a fonte será reativada, o chafariz passará por limpeza e a imagem de Nossa Senhora também será restaurada com lavagem e pintura.
Fonte será reativada
Lavagem especial no desenhos do calçamento histórico
Canteiros com grama amendoim resistente à seca
Figueira recebeu tratamento especial
Praça do Centenário
Conforme o historiado Márcio Linck, a praça e o monumento não ficaram prontos no Centenário da Imigração Alemã, em 1924. A conclusão da praça foi em 1933, enquanto a inauguração só foi dez anos depois, em 1º de maio de 1934, como praça do Centenário, pelo intendente Theodomirto Porto da Fonseca.
Acervo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo