O registro de três pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), duas pela candidatura de Heliomar Franco (PL) e uma da candidatura Nelson Spolaor (PT), para saber a tendência do voto do eleitor de São Leopoldo, vai atrair a atenção de muita gente. Mas é importante lembrar que só quem contrata a pesquisa tem acesso aos relatórios. O que significa muito sobre divulgar ou não para o público em geral. Outro detalhe importante é a interpretação dos números. Logicamente quem contratou a pesquisa vai buscar o melhor desempenho do seu candidato para levar ao público.
Último dia
Conforme a Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira (30) encerra o prazo para que campanhas e candidatos registrem pesquisas no TSE. A data mínima para divulgar é sempre 5 dias depois do registro da pesquisa.
Abstenção
Se a pesquisa atrai a atenção do público, a abstenção é a maior preocupação dos candidatos.
Indeferidas
Denúncias para recolhimento de propaganda irregular em São Leopoldo foram indeferidas pela Justiça Eleitoral. Já as denúncias de propagando irregular na internet, como impulsionamento, estão sendo deferidas.