O evento organizado pela Famurs, em Nova Petrópois, para os novos gestores municipais, proporcionou mais uma conversa entre os prefeitos vizinhos, Volmir Rodrigues/Nestor Bernardes; Heliomar Franco/Regina Caetano e Gustavo Fink, respectivamente Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo sobre as parcerias necessárias para a região. A primeira é o sistema de proteção às cheias, os diques, seguida da segurança pública, saúde por exemplo que precisará da experiência de Volmir e Nestor com a energia de Heliomar, Regina e Gustavo que estreiam na gestão pública municipal, a mais difícil pela proximidade da população com o prefeito, além dos escassos recursos que retornam de Brasília. “É fundamental que os municípios trabalhem em conjunto para superar os obstáculos que enfrentamos no dia a dia. Unindo forças, conseguimos construir soluções mais eficazes para a população”, disse Volmir Rodrigues.
Amizade de muitos anos
Entre as cinco pessoas da foto, duas se conhecem há muitos anos. A vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Caetano e o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Nestor Bernardes, apesar da diferença de idade, participaram de muitas campanhas em Sapucaia. Regina Caetano é filha de João Batista Oliveira (falecido), ex-prefeito de Sapucaia do Sul amigo de Nestor Bernardes, que construiu sua carreira política na estrada entre Sapucaia e Capela de Santana. Bernardes foi quatro vezes prefeito de Capela de Santana. No intervalo entre os mandatos, fazia parte da administração municipal de Walmir Martins (falecido).
Do marqueteiro
Publicitário responsável pelo marketing do prefeito eleito Heliomar Franco (PL) desde 2023, Zeca Honorato foi mais um a citar a vice-prefeita eleita Regina Caetano como um dos destaques da campanha eleitoral, inclusive internamente. Zeca destacou a capacidade e principalmente a facilidade de entendimento de todo o processo, lembrando sempre que foi a primeira disputa eleitoral que ela participou.
Tribuna
A legislação é clara sobre imunidade parlamentar dos vereadores, ou seja, que tenham a liberdade de opinião e palavras na tribuna em todos os assuntos que tratarem do mandato dentro do território municipal. Não há qualquer dúvida sobre isso. Porém, a imunidade não consegue apagar algumas críticas e falas feitas na condição de oposição, situação de hoje, mas que logo, logo mudará para situação.