A primeira constatação após o 2º turno da eleição é a hegemonia da direita na linha do trem. De NH a Porto Alegre todos os prefeitos eleitos e reeleito representam a direita: Gustavo Finck (PP) em Novo Hamburgo; Heliomar Franco (PL), de São Leopoldo: Volmir Martins (PP) em Sapucaia; Felipe Costella (PL); em Esteio; Airton Souza (PL) de Canoas e Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre. A linha verde amarela pode ser interpretada de vários ângulos mas o final sempre significará o crescimento da direita. Essa mesma direita já tem novo objetivo que é chegar ao Piratini em 2026. Para os prefeitos do PL, Heliomar Franco, Felipe Costella e Airton Souza, o nome é Luciano Zucco, deputado federal do PL e 100% bolsonarista. Tem possibilidade, mas é impossível cravar que o PP de Gustavo Finch, de NH, e Volmir Rodrigues , também apostem em Zucco, assim como o prefeito reeleito de Porto Alegre pelo MDB, Sebastião Melo. Todos são direita e todos trabalharam para reeleger Bolsonaro em 2022. Porém, o momento é outro, 2022 é passado.
Qual direita
No Brasil, a eleição de ontem mostrou a direita num novo processo, disputa interna, envolvendo grandes lideranças como Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior, entre outros, cada um brigando por seu espaço. E por fora Gilberto Kassab (PSD) empilhando vitórias que podem fazer a diferença em 2026.
Sobre profissionalismo
Zeca Honorato não colocou seu nome na urna na eleição municipal 2024, mas é um dos grandes vitoriosos desse pleito. O publicitário teve uma grande, senão a maior contribuição na vitória de Heliomar Franco (PL) em São Leopoldo. contra o PT. E ontem (27) reelegeu Adiló Didomêncio (PSDB) em Caxias do Sul contra Scalco do PL. Em Caxias, Adiló saiu de uma situação complicada no primeiro turno para virar no segundo.