Quando o Museu Visconde de São Leopoldo reabrir as portas, no dia 25 de julho, parte da própria história recente estará exposta ao público e será contada pelo acervo que está sendo recuperado e restaurado por voluntários.
O Berlinda News Entrevista desta quinta-feira (18) foi no próprio museu também atingido pela enchente de maio. Voluntária há 14 anos e integrante da diretoria, Ingrid Marxen, mostrou o trabalho que segue para que a população possa voltar a frequentar a história dos 200 anos, com capítulo especial de 2024. “É um trabalho minucioso da lavagem de objetos até a restauração de papeis. Nosso piano teve perda total para ser usado nas apresentações, mas será nossa peça especial para que as próximas gerações saibam da história de 2024. Será montado, dentro do possível, porque a madeira foi muito danificada, destruída e estará exposto no dia 25 na reabertura solidária”, disse Ingrid.
Tudo que estava na parte de baixo do prédio de dois andares localizado na Avenida Dom João Becker foi atingido. A água chegou a 1,5 metros. Vidros da porta principal foram quebrados com a passagem de barcos e moto aquática. “Com a passagem dos barcos a água em forma de ondas batia nos vidros”, disse Ingrid.
Uma das histórias mais simbólicas contadas por Ingrid foi a bíblia. Antes de sair uma das colaboradores do Museu acabou voltando e retirando do local, deixando ela no segundo andar. “Acabou salvando essa bíblia”, lembrou Ingrid.
Programação 200 Anos de Solidariedade
- Local: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo | Avenida Dom João Becker, 491 – Centro – São Leopoldo
- Horário: 10h30 às 19h
- Ingresso: Solidário de 1 alimento não perecível
- Atividades
- 10h30 – Chegada dos cavalarianos do CTG Lomba Grande com a chama crioula
- Abertura da feira com gastronomia típica e artesanato
- 13h30 Apresentação do grupo de dança Folclore Gaúcho
- 14h Início dos Jogos Germânicos – Resgate de práticas trazidas ao Brasil pelos imigrantes. Uma das finalidades destes esportes é relembrar do esforço físico dos colonizadores. Haverá campeonato de chopp na tulipa, cabo de guerra, carrinho de mão, perna de pau, dentre outros.
- 16h30 Apresentação do grupo de canto Madrigal Presto
- 17h Abertura e leitura da cápsula do tempo com as mensagens dos alunos da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo deixadas em 2003
- Fechamento de nova cápsula do tempo
- O evento conta com o patrocínio da Stihl Ferramentas, Sicredi Pioneira, Herval Consórcios, Vila Rica Imóveis, Itecê e Sucos Petry. O apoio é da União FM.
- 19h Encerramento






Ouça o programa completo