Do rio à torneira: Semae apresenta caminho da água para estudantes

Publicado em:

Junho vai começar com reciclagem e piquenique na Estação de Captação de Água, ao lado da Sociedade Ginástica, para 23 alunos da Escola Municipal José Grimberg, do bairro Boa Vista. Os estudantes serão recebidos pela equipe da Educação Ambiental do Semae, formada por Fernanda Bicoski, Mikhaela Maciel, Daniel dos Santos, respectivamente técnica em química, estagiária de biologia e biólogo e fiscal sanitarista. “É mais uma visita guiada de estudantes para que sejam multiplicadores de educação ambiental na família e comunidade. A primeira atividade será a reciclagem, literalmente colocar a mão na massa, e depois um piquenique junto ao rio”, explicou Fernanda no Berlinda News Entrevista acompanhada pela estagiária de biologia Mikhaela.

A escola José Grimberg será a 11ª instituição de ensino a participar das visitas da Educação Ambiental, projeto do Semae, nas estações de Captação, Estação de Esgoto da Feitoria e a  Estação de Esgoto da Vicentina. “Além das visitas temos projetos nas escolas e também na iniciativa privada. Nas escolas, um de nossos objetivos é o consumo sustentável que começa na  própria escola comparando a medição do relógio de um mês a outro, identificando possíveis vazamentos e desperdício”, destaca Fernanda.

Acompanhamento de projetos

“O tempo da visita, a princípio, é de 40 minutos, porém pode variar de acordo com a curiosidade dos estudantes. As perguntas vão surgindo de acordo com o que enxergam. Importante destacar que a visita é uma das etapas dos projetos da sala de aula, por isso fazem anotações e fotos”, conta Mikhaela.

Guardiões da água

“O envolvimento das comunidades acontece pelo projeto Guardiões da Água com oficinas de artistas que participam dos editais. Objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores. No Arroio da Manteiga, por exemplo temos a grafitagem com o Matheus Graff Xamã e pintura dos muros em vários espaços da cidade”, Fernanda.

Como agendar visitas

Escolas públicas e privadas podem solicitar atividades de Educação Ambiental, tanto nas instituições de ensino, quanto nas estruturas do Semae. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail [email protected].

 

Foto/Digue Cardoso/Alunos da Castro Alves com o biólogo Daniel e a estagiária Mikhaela

 

Ouça o programa completo

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira...

Zap da Saúde agora com acesso à lista de remédios da Farmácia Municipal

Moradores de São Leopoldo cadastrados na Farmácia Municipal para...

BERLINDA NEWS ENTREVISTA: Ceprol defende Cidadania LGBTQIA+

Presidente Cris Mainardi, diretor Fábio Martins e a professora...

Cursos de mestrado e doutorado estão com inscrições abertas na Feevale

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da...