O prefeito Ary Vanazzi (PT) está em Montevidéu, no Uruguai, participando da 27ª Cúpula de Mercocidades com o lema “Cidades amigas, cidades mais verdes”, pauta das mudanças climáticas assunto do momento (um pouco tardio) no mundo. É a 2ª viagem internacional do prefeito de São Leopoldo em menos de 30 dias com a mesma proposta. Vanazzi foi na COP27, no Egito. Nos dois locais, conforme agenda oficial, Vanazzi integrou mesas de debate com representantes de várias partes do mundo.
Custo x relações
No plenário da Câmara de Vereadores, assim como nos bastidores da política local, o questionamento é sobre o custo das viagens e diárias. Narrativas defendendo que o recurso deveria ser usado nos serviços públicos da cidade, ou seja, que o chefe do Executivo deve governar a cidade sem sair para agendas que “não trazem nada de concreto, de retorno para quem mora aqui”.
São Leopoldo não é ilha
A narrativa da base é que as agendas internacionais são políticas governamentais e necessárias porque São Leopoldo não é uma ilha blindada contra as consequências das mudanças climáticas, tanto que desenvolve ações para minimizar a emissão de carbono, por exemplo, em busca de experiências e contatos para parcerias.
Somos mundo
Em meio a disputa política/partidária com ideologias e propostas diferentes sobre gestão pública, a população – leia-se moradores da cidade – muitas vezes fica confusa sobre qual narrativa é verdadeira, ou pelo menos se aproxima mais do que entende como gestão pública. Esse é o desafio que requer uma leitura ou análise das informações sem paixões e fanatismo. Somos o mundo, fazemos parte do mundo, ou seja, espaço onde as mudanças climáticas se apresentam sem cores partidárias ou de qual é o regime de governo.
Fiscalização x transparência
Independente da narrativa, o papel de fiscalização sobre a forma como o Executivo investe os recursos públicos é o dever número 1 dos vereadores, entre outros órgãos públicos. Saber o valor dos recursos usados nas agendas é fundamental, assim como cobrar ações, projetos e serviços do Executivo para que as consequências das mudanças climáticas e os serviços públicos sejam entregues da melhor forma possível para a comunidade.
Panorama político
No Panorama Político de hoje (30), das 9h30 até 10h30, o debate será sobre o papel do chefe do Executivo em relação às agendas internacionais. Vanderlan Vasconselos, Ronaldo Ribas, Adroaldo Diesel e Daniel Boeira, respectivamente ex-prefeitos de Esteio e São Leopoldo, jornalista e professor e sociólogo, irão tratar.