Na tarde de ontem a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo realizou uma palestra de capacitação voltada à abordagem de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de agentes da GCM, Brigada Militar, Polícia Civil e professores da rede pública municipal.
A capacitação foi ministrada por Carlos Augusto Welte Santana, que compartilhou conhecimentos técnicos e práticos sobre como conduzir atendimentos e interações com pessoas autistas de maneira mais segura, respeitosa e empática. O objetivo do encontro foi qualificar os profissionais que atuam diariamente com o público, promovendo uma abordagem mais humana e inclusiva.
Durante a programação, os participantes puderam trocar experiências, esclarecer dúvidas e refletir sobre a importância da empatia no atendimento a pessoas com TEA.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Tiago Saraiva, destacou a importância da atividade. “Esta capacitação reforça nosso compromisso com os valores de humanizar, transformar e incluir. Contamos com a valiosa parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio da SMED e do secretário Jéferson Falcão Mello, para tornar possível esse encontro. A Guarda Civil Municipal deve estar preparada não apenas para garantir a ordem, mas também para atuar com empatia, sensibilidade e acolhimento.”
O secretário de Educação, Jéferson Falcão, também reforçou na capacitação o compromisso da gestão com a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Em sua fala, ele destacou a iniciativa de capacitar agentes da segurança pública e professores para a abordagem correta e humanizada de indivíduos com TEA. “A compreensão sobre o espectro autista é essencial para evitar abordagens equivocadas, promover o acolhimento e fortalecer uma sociedade mais empática e inclusiva”, afirmou.
A frase-tema da capacitação, “O autismo não se cura, se compreende”, sintetizou o espírito do encontro, que uniu diferentes setores do serviço público em prol de um atendimento mais acolhedor, preparado e consciente.