A STIHL Ferramentas Motorizadas apoia seis cooperativas de reciclagem de São Leopoldo há mais de oito anos por meio das doações de resíduos recicláveis gerados na fábrica. A iniciativa impacta, diretamente, 108 famílias gaúchas, gerando renda para movimentar a economia local, além de encaminhar o destino correto dos detritos. Com o objetivo de desenvolver e profissionalizar o trabalho realizado nas cooperativas, a STIHL financiou, juntamente com o Sebrae/RS, 85% de uma capacitação dedicada à melhoria dos modelos de negócio.
Em comparação com o diagnóstico realizado previamente, as cooperativas registraram uma evolução média de 52% com a realização do denominado “Programa Coopera”, em pontos importantes como: controle e planejamento financeiro, fluxo de caixa, planejamento empresarial e desenvolvimento de lideranças. Foram registradas 338 horas de consultoria, com média de 56 horas por cooperativa. “Nós acreditamos no trabalho realizado por estes projetos, que são de extrema importância para o desenvolvimento social das pessoas envolvidas e também do cuidado com o meio-ambiente. Com isto, além de contribuir com a doação dos recursos, esta iniciativa contribuiu com a estruturação da gestão de cada negócio para ampliar os resultados alcançados e os preparou para o futuro”, afirma o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther.
Em 2020, foram mais de 804 toneladas doadas e gerada uma renda superior a R$ 508 mil reais. Até agosto deste ano, os valores já somam mais de 705 toneladas e R$ 565 mil reais. A analista de Serviço Social da STIHL, Eliane Dall’Agnese, ressalta o compromisso da organização com a comunidade local: “A sustentabilidade é um dos pilares da STIHL. Acreditamos que estimular o trabalho realizado pelas iniciativas de reciclagem agrega resultados não apenas para a STIHL e para as cooperativas, mas também para a comunidade, meio ambiente e economia da região. A organização possui o comprometimento em desenvolver a qualidade da vida das pessoas e o resultado apresentado na evolução após a capacitação permite entendermos o sucesso do movimento”.