A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) realiza visitas domiciliares para verificação de possíveis focos de dengue e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, chicungunya, Zika e da febre amarela urbana. Durante as visitas ocorre a aplicação de inseticida para bloqueio de possíveis transmissões.
Uma dessas ações foi realizada nesta segunda-feira (14), no bairro Santo André, onde houve o relato de um caso positivo de dengue. As aplicações são feitas em um raio de 150 metros a partir da residência de algum caso suspeito.
O coordenador da Vigilância, André Ellwanger ressaltou a importância da população leopoldense se prevenir contra o mosquito, “As pessoas devem manter seus pátios sempre limpos; evitando o acúmulo de água parada; uso de telas protetoras em portas e janelas e o uso de repelente, principalmente em crianças que são mais suscetíveis”. Frisou a necessidade de pessoas com sintomas procurarem o atendimento médico.
“Toda a população deve ajudar e participar da luta contra esse mosquito, fazendo a sua parte tanto na eliminação desses criadouros, como também recebendo os agentes de combate às endemias que realizam as visitas de prevenção.” Destacou a bióloga da Vigilância Ambiental da Semsad, Cíntia Hartmann.
Cuidados indicados para evitar o mosquito:
- – Tampar tonéis e caixas d’águas e manter a água de piscinas sempre tratadas;
- – Manter as calhas de escoamento sempre limpas;
- – Não deixar água da chuva acumulada;
- – Deixar garrafas viradas com a boca para baixo;
- – Preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- – Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que acumulam água;
- – Manter limpos os potes de água para animais;
- – Guarde pneus em local coberto ou fure-os para não acumular água.