O Rio Grande do Sul encontra-se sob influência da segunda onda de calordo ano, com temperatura que já beira os 40ºC em algumas regiões. E pode se elevar ainda mais. Após um mês de janeiro quente, abafado e com pouca chuva, a pergunta que fica é: até quando deve persistir esse calorão?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, válidos até as 18h de quarta-feira (5), pelo nível de calor. O de cor laranja, indicando perigo para elevação dos índices em toda a faixa oeste do território gaúcho, o que inclui a Fronteira, Missões e Campanha. O aviso se estende para parte da Região Metropolitana, norte e centro do território gaúcho. Já o aviso amarelo, de perigo potencial, pega parte do Sul, Região Metropolitana e Norte.
O pico nos indicadores deve ser registrado entre a terça-feira (4) e a quarta-feira, conforme indica o Inmet. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a média para esse período do ano varia entre 31ºC e 32ºC. A tendência, no entanto, é que possa chegar aos 41°C. Já em Quaraí, a elevação pode atingir entre os 42ºC e os 43ºC.
Para Porto Alegre e Região Metropolitana, a temperatura esperada para o período está entre os 30ºC e 31ºC. Com a incidência do fenômeno, o termômetro pode se aproximar dos 40°C.
Pequeno alívio com a chuva
Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, a previsão é que ocorram temporais, de maneira isolada, sem influenciar em quedas significativas na temperatura. A partir do final de semana, principalmente a partir do sábado (8), todo o Estado volta a ter calor até a próxima terça-feira (11), quando chove novamente e os indicadores tendem a diminuir— De um modo geral, tem um pequeno alívio nessa quinta e sexta-feira. O calor retorna com força no final de semana até, pelo menos, terça que vem. Na quarta-feira (12) da outra semana está prevista a entrada de uma frente fria mais forte, que deve trazer uma queda de temperatura mais pronunciada — afirma Schneider.
Por GZH