Sim, é possível que em agosto tenhamos neve em algumas localidades da região Sul do País. Culpa da Oscilação Antártica Negativa, de acordo com a MetSul Meterologia.
Esse fenômeno favorece o ingresso de massas de ar frio com maior frequência e ainda “agrava o potencial de irrupções de ar mais gelado, capazes de trazer dias gelados ou frios para o Centro-Sul do Brasil”, afirma o canal de meteorologia.
Ou seja, após experimentar uma espécie de veranico nas duas últimas semanas de julho, o gaúcho agora terá que se preparar para o retorno do inverno, pelo menos, para a primeira quinzena de agosto.
Segundo a MetSul, o cenário previsto é que tenhamos ingressos de ar polar, não descartando algumas de maior intensidade. “Talvez muito forte, com potencial para temperatura muito baixa e talvez até neve, especialmente levando em conta que agosto é um mês que historicamente tem eventos surpreendentes de neve”, afirmou a meteorologista Estael Sias, em texto publicado no site da MetSul.
Para este final de semana, a temperatura mínima prevista é de 7ºC na Região Metropolitana e a máxima não deve passar de 19ºC.