A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo recebeu 5 mil testes rápidos para detectar casos de dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essa medida visa agilizar os processos e ter maior controle sobre os casos. A Vigilância em Saúde está passando em todas as unidades básicas para entregar os testes e orientar os profissionais da forma de utilização. A expectativa é que até o dia 21 todas as UBSs já tenham os testes. A Secretaria de Saúde espera receber mais 5 mil unidades nas próximas semanas.
Além dos testes rápidos o município também disponibiliza hemogramas para diagnosticar se o paciente tem dengue, porém o hemograma leva em torno de 3 horas para se ter o resultado, já o teste rápido é em torno de 30 minutos. O teste não é para manejo clínico, e o paciente deve fazer tratamento mesmo com resultado negativo.
Importante lembrar que não será todos os pacientes que poderão fazer o teste rápido. Como explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Nunes. “Essa é mais uma ação para que a população tenha atendimento breve, resolutivo e que a gente consiga identificar os casos. Os hemogramas continuam sendo feitos nas nossas unidades e os testes terão uma análise técnica. Então quem vai tomar a decisão se vai fazer hemograma ou teste rápido será a equipe médica da unidade”.
CASOS
Nesta quarta-feira o município registrou 2.481 casos e 1.116 pessoas estão aguardando resultados.
Ações de enfrentamento
Para garantir o atendimento à população e evitar grandes filas a prefeitura ampliou o horário de atendimento em algumas unidades básicas. As UBSs Paim, Vicentina, Padre Orestes, Cohab Feitoria e Brás, estão atendendo até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Scharlau, até as 22h. Outros três locais têm atendimento 24h: Hospital Centenário, UPA Scharlau e Centro de Saúde da Feitoria.
A Prefeitura de São Leopoldo em parceria com a Unisinos iniciou o teleatendimento através do Programa Unitelecuidado, onde os profissionais e estudantes monitoram as situações de saúde de casos confirmados até o 7º dia dos sintomas, dentro da janela de casos ativos, possibilitando avaliar e orientar os pacientes.
Além disso, está sendo distribuído repelentes para gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde.
A titular da Semsad faz questão de lembrar que, “nós estamos fazendo as ações ambientais. Continuamos passando os inseticidas nos bairros e fazendo ações para eliminação de criadouros e focos do mosquito”, afirma Andréia.
Em São Leopoldo, focos do mosquito podem ser denunciados por meio do e-mail [email protected], ou pelo telefone 156.