POR ISABELLA BELLI – Enquanto você torcia pelo Hexa, o Brasil conquistava o Tri no Goalball

Publicado em:

Enquanto o País aguardava o Hexa na Copa do Mundo do Catar, a seleção masculina de Goalball disputava o mundial em Portugal e nesta sexta-feira (16), conquistou sobre a China o Tricampeonato na modalidade por 6 a 5. Com a conquista, o Brasil é o único país a ser tricampeão no mundo neste esporte, deixando para trás Lituânia e Alemanha, nações bicampeães.

Mas você deve estar se perguntando: o que é Goalball? Resumidamente é um Handeball para deficientes visuais, mas bem mais complexo. A modalidade paralímpica foi criada recentemente para este grupo de pessoas. O objetivo do esporte é, como no futebol ou handball, balançar a rede adversária, mas para isso, os times que são compostos por três jogadores titulares e três reservas, precisam fazer um arremesso rasteiro com a bola ou fazer com que toque, pelo menos, em uma das áreas obrigatórias. Isso faz com que esta seja uma modalidade esportiva em que as percepções tátil e auditiva são colocadas à prova. A bola, por exemplo, contém um guizo (espécie de sino) no interior para que os atletas saibam a sua localização. Para ouvi-la, porém, a torcida, de uma certa forma, também joga. A função do público neste esporte é não torcer. Ou melhor, torcer sem fazer barulho. O silêncio no ginásio é fundamental para que os jogadores possam seguir a bola e criar estratégias de jogo. O único momento em que a torcida tem permissão para fazer barulho é entre o gol e o apito retomando a partida. Depois disso, o silêncio precisa ser total, novamente.

“A sensação de ser campeão é indescritível, é até difícil de falar agora ainda na adrenalina do jogo. Sabíamos que tínhamos condições de vencer porque os meninos jogam demais”, destacou o técnico, Jônatas Castro.

Quem ficou curioso para saber melhor como são os jogos, pode rever o Mundial no canal Kuriakos TV.

Dimensões do esporte

As dimensões da quadra são as mesmas do vôlei: 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. Cada partida tem dois tempos de 12 minutos. Cada time possui uma goleira, como no futebol e no handball, de 9 metros de largura e 1,3 metro de altura. Já a bola tem 76 centímetro de diâmetro e pesa 1,25 quilo.

1, 2, 3 vezes campeão!

Leomon Moreno, Romário Marques, Parazinho e André Dantas estava na seleção quando o Brasil conquistou o primeiro mundial em 2014, que ocorreu na Finlândia, e o bicampeonato em 2018, na Suécia. Eles também ajudaram o País a conquistar o ouro olímpico nos Jogos de Tóquio ano passado, onde venceram novamente os chineses, desta vez por 7 a 2. Neste tricampeonato, completaram a seleção Paulinho e Emerson Ernesto.

Em Portugal, o Brasil ficou invicto vencendo todos os dez jogos, marcou 112 gols e levou apenas 50. Apenas lembrando, caso você tenha esquecido, foram 112 gols marcados por seis jogadores com deficiência visual.

Confira a campanha vitoriosa do Brasil no Mundial de goalball:

Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia
Brasil 13 x 3 Canadá 
Brasil 13 x 5 Alemanha
Brasil 11 x 1 Bélgica 
Brasil 17 x 10 Portugal

Quartas de final
Brasil 15 x 5 Irã

Semifinal
Brasil 9 x 4 Lituânia

Final
Brasil 6 x 5 China

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Da tragédia à vitória: família da Campina supera enchentes e fatura R$ 95 mil no “Familhão”

Quando a cheia histórica de 2024 invadiu a casa...

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...

Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Durante dois dias, um grupo da Universidade Católica de...