A primeira vez que li algo da Ângela comparei com as partes mais assustadoras da Lya Luft da Asa Esquerda do Anjo e As Parceiras. Aquele incômodo sobrenatural do escuro. Das peças da casa. Das almas. Quão enganado estava Preguiçoso até. Ângela que participa de várias coletâneas no estilo , e publicou um Zine pela Glingy é de outra estirpe. É ainda mais profunda e meticulosa em sua escrita limpa e cirúrgica que constrata com os fatos que narra. Assustadores. Misteriosos. É o efeito do medo que nos choca , faz pensar e relaxa. Angela Maria Müller é mais uma escritora que como Verena Cavalcante nos aterroriza e encanta. Queremos um livro solo para logo.
Encontre o material de Ângela Maria Müller na Glingy e com a autora.
- O que te atrai na literatura de terror e suspense?
- Para mim, a literatura de terror vai muito além de casas mal-assombradas, monstros, possessões demoníacas ou espíritos vingativos. Ela nos leva a encarar nossos temores, angústias e fobias mais profundas, como o medo da morte, do desconhecido, do escuro, por exemplo. Pode, inclusive, nos auxiliar a lidar melhor com esses sentimentos na vida real, de acordo com a Psicanálise.
- O Brasil é um país propício para esse tipo de literatura?
- Pessoalmente, acredito que há muito potencial para a literatura de terror, apesar de grande parte do meio literário não reconhecer seu valor. No entanto, mudanças aconteceram nos últimos anos. Em 2020, o Prêmio Jabuti criou a categoria Romance de Entretenimento, onde estão contemplados os gêneros ficção científica, horror, policial, suspense, fantasia e humor. Nesse ano, o escritor Raphael Montes foi premiado pelo romance “Uma Mulher No Escuro” (suspense psicológico). Em 2021, o vencedor foi “Corpos Secos” (ficção pós-apocalíptica), de autoria de Luisa Geisler, Marcelo Ferroni, Samir Machado de Machado e Natália Borges Polesso. Por fim, em 2023 o vencedor foi o livro “Olhos de Pixel” (ficção cyberpunk) de Lucas Mota.
- Pode indicar escritores da tua preferência no estilo para nós?
- Além dos autores consagrados como Edgar Alan Poe, Mary Shelley, Bram Stocker, H. P. Lovecraft, Stephen King, Tabitha King, Joe Hil, conhecidos internacionalmente, cito, além dos vencedores do Prêmio Jabuti, Verena Cavalcante, Larissa Prado, César Bravo, e Ilana Casoy.
Minibiografia
Angela Maria Müller – arquiteta e urbanista, graduada e pós-graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), escritora, leitora contumaz, roqueira e apaixonada por gatos. Em 2023, lançou, pela Glingy, o fanzine de terror e suspense intitulado “Muriel”. Participação em coletâneas: Imortais IV (2020, Ed. Alternativa); Palavras 2021 (AJEB/RS); O Amor Não Se Lê (Ed. RJR, 2021); Retalhos e Devaneios (Ed. Ideograf, 2021); Palavras 2022 (AJEB/RS); Navalha, Veneno, Mistério (Ed. Metamorfose, 2023); Aqueles Que Surgem Com o Medo (Ed. Carnage, 2024).