Operação para remover navio encalhado no Canal de Itapuã é concluída

Publicado em:

Foi concluída nesta segunda-feira a operação para remover o navio EVA Shanghai, encalhado no Canal de Itapuã, na Lagoa dos Patos. A operação começou às 17h e foi concluída às 18h45min.

Foi um trabalho definido em reunião que ocorreu pela manhã, em Rio Grande, entre a diretoria da Portos RS, agente do navio, Sindicato das Agências de Navegação Marítimas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindanave RS), praticagens e os responsáveis pela carga.

A embarcação segue fundeada próximo ao local, pois é necessário aguardar a elevação do nível do canal para que possa seguir viagem.
O EVA Shanghai, de bandeira panamenha, foi o segundo em cerca de dez dias a encalhar no local, não muito distante de onde o primeiro, o Mount Taranaki, de bandeira de Hong Kong, estava até a semana passada.

Com o baixo nível do Guaíba, não foram realizadas tentativas nos dias anteriores. A operação do desencalhe foi assumida pelo armador, ou seja, o transportador. Enquanto isso, os prejuízos crescem e são estimados em US$ 50 mil, ou R$ 288,9 mil, em valores desta segunda-feira, por dia e por navio.

Três embarcações estão esperando para sair em Rio Grande, uma em Porto Alegre, e ainda há mais uma fundeada em Itapuã. Com 220 metros de comprimento e 32 metros de largura, o EVA Shanghai carrega 12 mil toneladas de fertilizantes. Ele é ainda maior do que o Mount Taranaki, com 175 metros de comprimento e 29 metros de largura.

A tarefa não foi fácil, já que o resgate do navio dependia muito mais da natureza do que da ação do homem. No último dia 30 de outubro, antes do encalhe das duas embarcações, o nível estava por volta de 1,88 metro, mais de 30 centímetros aquém da medição desta segunda, de acordo com medição da Agência Nacional de Águas. Os ventos sopravam de Oeste para Leste, porém, devem começar a soprar de Sul, o que pode contribuir para uma nova elevação do nível do canal.

Por Correio do Povo

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, será bloqueada a partir das 20h deste sábado

Com a previsão de alto volume de chuva para...

“A democracia sem mulheres é uma democracia mutilada”, Sandra Grohe

Na a 6ª Conferência Municipal de Políticas Para as...

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....

OPERAÇÃO PEDÁGIO: Polícia prende 14 criminosos que extorquiam donos de revendas de veículos no Vale do Sinos

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Civil pelo crime...