O Observatório Social do Brasil de São Leopoldo, presidido por Eduardo Werneck, publicou nesta terça-feira (5), a primeira edição do Ranking da Região Metropolitana de POA ou Ranking de Transparência e Governança Pública, que compara mecanismos concretos de transparência e participação social de 14 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. A avaliação inédita irá comparar a existência de mecanismos de transparência e participação no Poder Executivo de 14 municípios do Estado.
A avaliação foi realizada pelo Observatório Social do Brasil – São Leopoldo, com metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, e analisa mais de 90 critérios, divididos em cinco dimensões: Legal, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Comunicação, Engajamento e Participação. Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100 e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
O Ranking da Região Metropolitana de POA será publicado regularmente e se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável que oriente políticas públicas de transparência e governança nos municípios do Rio Grande do Sul.
Confira o gráfico completo aqui