Semmam investiga causa da morte de tartarugas encontradas na vala de drenagem na Brás

Publicado em:

A Secretaria de Meio Ambiente de São Leopoldo ((Semmam) investiga a causa da morte de pelo menos mais de dez tartarugas na vala de drenagem do arroio Gauchinho, na vila Brás, divisa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. Conforme o titular da Semmam,  Anderson Etter, que esteve no local no início da manhã de hoje (1) junto com o biólogo e assessor de gestão da Semmam, Joel Garcia, entre outros profissionais, a informação chegou no início da noite de ontem (30).

“Ao longo do dia será feita uma vistoria na bacia do arroio Gauchinho para tentar identificar as possíveis causas da mortandade. Por ser a divisa com Novo Hamburgo os órgãos ambientais do município vizinho foram avisados e  e também comunicamos a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)”, disse.

Anormal

Anderson explica que pelo avançado estado de decomposição dos animais não é possível recolher material para buscar pistas sobre a causa da morte. O biólogo e assessor de gestão da Semmam, Joel Garcia, disse que os animais não morreram no local e possivelmente foram carregados pela correnteza de água. “É algo anormal, pois são animais bem resistentes e se adaptam em locais onde outros animais não sobreviveriam. Iniciamos um processo de investigação para buscar a causa e possíveis responsáveis. Se for configurado como um crime ambiental, as medidas administrativas e judiciais serão tomadas”, comentou.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, será bloqueada a partir das 20h deste sábado

Com a previsão de alto volume de chuva para...

“A democracia sem mulheres é uma democracia mutilada”, Sandra Grohe

Na a 6ª Conferência Municipal de Políticas Para as...

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....

OPERAÇÃO PEDÁGIO: Polícia prende 14 criminosos que extorquiam donos de revendas de veículos no Vale do Sinos

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Civil pelo crime...