A equipe do Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL), após se reunir com a diretoria e os setores administrativos e de recursos humanos da Vivacor Tintas, sua mais nova parceira, visitou a sede da empresa a fim de prepará-los para receber os apenados da unidade, que serão seus futuros contratados.
O encontro faz parte de um projeto do instituto que visa estabelecer parcerias com empresas do setor privado para a utilização de mão de obra prisional. Por estarem no regime semiaberto, os apenados contratados poderão se deslocar até a empresa para realizarem o trabalho.
A iniciativa teve início quando a diretora Fernanda Camargo, realizou uma palestra para todos os funcionários, a assumiu, em maio, a direção do IPSL. O objetivo foi discutir a reinserção social e a utilização de mão de obra remunerada dos apenados do presídio de São Leopoldo no serviço público e na iniciativa privada.
A partir disso, o IPSL desenvolveu o projeto, a fim de sensibilizar e informar os empresários, principalmente do município, acerca dos benefícios e dos deveres enquanto cidadãos para com a ressocialização dos apenados na sociedade. Agora, em continuidade ao trabalho, a equipe tem realizado reuniões para apresentar a iniciativa e estabelecer novas parcerias. “Precisamos demonstrar aos empresários e à sociedade como um todo a viabilidade e os benefícios econômicos das contratações de mão de obra prisional, assim como o papel social e o impacto que este trabalho representa no resgate dos apenados”, destaca a diretora. “Devemos pensar que todos eles, que hoje estão contidos, amanhã estarão contigo”, lembra. Após estabelecer a parceria, a equipe do IPSL presta um trabalho de assistência para a inclusão dos apenados no ambiente de trabalho.