Famurs acompanha visita do Ministério da Saúde no Vale do Taquari

Publicado em:

O presidente da Famurs, Luciano Orsi  acompanhou  a visita do Ministério da Saúde e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Roca Sales, para  realizar um levantamento das atuais necessidades locais para auxílio às vítimas. A  visita foi na quinta-feira (21) no Hospital de Campanha montado para atendimento pois o hospital local ficou com um andar submerso na água. A estrutura foi implementada após solicitação da Famurs, para atendimento temporário da demanda regional em casos de média e alta complexidade.

Desde o dia 10 de setembro, foram contabilizados 443 atendimentos no local. Atualmente, 20 casos mais graves estão sendo atendimento na estrutura provisória. No entanto, a equipe da Força Nacional do SUS, presente na região, já realizou mais de 2100 atendimentos.

O presidente Luciano Orsi agradeceu pessoalmente o secretário nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello, pela solidariedade e, principalmente, pelo atendimento à população e a implementação do Hospital de Campanha em Roca Sales. “Importante neste momento é a união e o auxílio de todos, e o governo federal tem olhado com muito carinho aos municípios gaúchos neste momento. Agradeço, em nome dos 497 municípios, pelo atendimento dos pleitos. Contem sempre com a Famurs como parceira”, enfatizou Orsi.

. “Tudo o que se fizer ainda é pouco, frente a esta tragédia humana, com desdobramentos nos serviços públicos, na infraestrutura e na economia. Por isso é importante dar esse conforto à população”, disse Helvécio Miranda Magalhães Júnior. “Cobrimos as perdas, mas tem muita coisa a ser reconstruída, a economia precisa ser reaquecida, precisamos aumentar empregos, voltar o turismo, pois a região é encantadora. E o governo federal, agora e sempre, estará junto, apoiando os municípios em qualquer pleito”, afirmou Helvécio. O diretor-chefe do GHP, Barrichello, ainda enfatizou que é momento de muito diálogo com os municípios e que o papel do MS é resgatar a relação interfederativa.

Conforme o secretário nacional Helvécio, o plano agora é que haja uma transição, gradual e responsável, dos serviços para locais fixos, como é o caso das equipes de saúde que estão atendendo em estruturas temporárias.

Ainda na região do Vale do Taquari, o presidente Luciano Orsi, participou de agenda na com o prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

São Léo Moving desta terça-feira arrecadará leites para o Lar São Francisco de Assis

A edição desta terça-feira (17) do São Léo Moving,...

Emoção e saudades na inauguração da Sala de Tomografia Idio Goeht, na Oncologia Centenário

A inauguração da sala de tomografia na oncologia Centenário,...

Tenente-Coronel Silva Bueno deixará o comando do 25º BPM

Após 1 anos a frente do 25º Batalhão de...

Apesar das obras, mortes e colisões na BR-116 em São Leopoldo seguem em alta

Após mais um triste episódio envolvendo uma morte na...