O Centro Jacobina, em São Leopoldo, reafirma sua importância no enfrentamento à violência doméstica e de gênero com números expressivos em 2024. De janeiro a setembro, o espaço realizou 1.808 atendimentos, que incluem primeiros contatos e acompanhamentos contínuos, mostrando o impacto significativo de suas ações na proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O centro, que funciona desde 2006, foi criado com base na Lei Municipal n° 5.568, de 24 de janeiro de 2005, e tem como missão prestar um atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência. A coordenadora do Centro Jacobina, Yara Stockmanns, destaca o compromisso da instituição: “O Centro Jacobina tem como objetivo garantir uma atenção integral, humanizada na garantia aos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. É um espaço de prevenção e enfrentamento, compondo a Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência”.
O atendimento oferecido pelo Centro inclui acompanhamento psicossocial e orientação jurídica, vinculados à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Além de acolher as vítimas, o espaço faz parte de uma rede de prevenção e enfrentamento que busca garantir a segurança e os direitos das mulheres, fornecendo ferramentas para que elas possam superar o ciclo de violência e retomar suas vidas com dignidade.