28.168: este foi o número de consultas médicas realizadas no Centro de Especialidades da Fundação Getúlio Vargas (FHGV), em Sapucaia do Sul.
Ao todo, 25 especialidades são atendidas no local: Cardiologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia.
“Construímos a estrutura e os processos, observando qualidade no atendimento e resolutividade dos casos atendidos. O volume de atendimentos atingiu o que planejávamos para o primeiro ano e pretendemos ampliar os serviços no próximo”, afirmou o diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Bastiani Pasa.
Além das consultas, a comunidade também tem exames à disposição no Centro. Nesses últimos 12 meses, foram realizados, por exemplo, 5.828 exames de cardiologia; 699 de fonoaudiologia; 520 de pneumologia; 1.046 de oftalmologia e 6.718 coletas de exames de laboratório.
Já as consultas com fonoaudiologia foram 2.401, e de setembro a dezembro de 2022, ocorreram 108 cirurgias de catarata.
Para ser atendido no local, os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde. O Centro de Especialidades funciona na Rua Pinheiro Machado nº 243 no bairro Diehl e integra o conjunto de unidades assistenciais geridas pela FHGV em Sapucaia do Sul.