Carreata do Rotary Club marca Dia Mundial e Municipal de Combate a Poliomielite

Publicado em:

Uma carreata organizada pelos seis clubes do Rotary de São Leopoldo ocorreu neste sábado, 24, para não só marcar o Dia Mundial e Municipal de Combate a Poliomielite como também para lembrar a população sobre a importância de manter as vacinas em dia, principalmente nas crianças. O cortejo saiu da Feitoria e percorreu o Centro da cidade levando faixas com o símbolo da luta: “End Polio Now.” Laura Marques, representante Distrital de Interact do distrito 4670, participou do movimento e disse que é preciso estar sempre atento à doença para que ela não retorne. “Participar da carreata é persistir na luta contra a Pólio, mesmo em época de pandemia. O Rotary tem este grande projeto do End Polio Now desde o começo da luta contra essa doenca, então muito do que conquistamos se deve a este projeto e a persistência dos rotarianos, rotaractianos e interactianos. A Polio foi erradicada na África este ano, só faltam dois países para ela ser erradicada por completo, mas isso não pode servir como motivo de descuido. O número de vacinações contra a pólio diminuiu muito, porque a gente já não vê o terror da doença no Brasil, mas é importante sim, vacinar as nossas crianças.”

De acordo com os representantes do Rotary Club de São Leopoldo, André Osinski e Eduardo Werneck, atualmente, a doença está erradicada em quase todo o mundo, com exceção dos países Afeganistão e Paquistão que só nesta semana contabilizaram respectivamente 52 e 77 novos casos. “Chamar a atenção para esta conscientização é importante, porque foi através da vacina que foi possível erradicar a poliomielite”, ressaltou Osinski.

O Rotary Club foi o responsável por iniciar a luta contra a doença em todo o mundo e continua com este trabalho até hoje. Ao longo do tempo, foi reunindo forças e atualmente conta com a ajuda da Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), Fundação Bill Gates e Global Polio Eradication Initiative (GPEI). A colaboração mais importante, porém, é da própria população que deve sempre procurar a imunização.

Até sexta-feira, dia 30, as Unidades de Saúde dos bairros Imigrante, Feitoria, Vicentina e Campina estarão com as salas de vacina abertas até às 19h, sendo que o horário normal é até às 16h. Leve a carteira de vacinação e coloque a imunização dos pequenos em dia.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Tenente-Coronel Silva Bueno deixará o comando do 25º BPM

Após 1 anos a frente do 25º Batalhão de...

Apesar das obras, mortes e colisões na BR-116 em São Leopoldo seguem em alta

Após mais um triste episódio envolvendo uma morte na...

MDB de São Leopoldo está sob responsabilidade da direção estadual

O MDB de São Leopoldo está sob responsabilidade da...

Missionários luteranos relatam desafios e aprendizados em cinco anos de trabalho na Honduras

Os entrevistados na manhã desta segunda-feira (16) do Berlinda...