Em São Leopoldo, assim como as demais cidades abastecidas pelo Rio do Sinos, a recomendação das autoridades é recomendar o uso racional da água, ou seja, sem desperdício. Para definir ações que evitem qualquer possibilidade de falta de água na cidade, hoje (30) o prefeito Ary Vanazzi (PT), o vice-prefeito e diretor do Semae, Ary Moura (PDT) e titular do Meio Ambiente, Anderson Ester, se reuniram para tratar da estiagem.
Há um alerta do governo do Estado para o nível do Rio dos Sinos, que de acordo com a régua de medição do volume está com 1,10 metro. A partir disto, foi decidido no encontro medidas para precaver a falta de água e continuar abastecendo a cidade normalmente.
Portanto, será reforçada a campanha para o uso racional e o não desperdício de água, o prefeito afirmou “vamos cobrar o cumprimento de acordos que se estabeleceram com os comitês envolvidos.” t Disse que por volta do dia dez de janeiro será avaliado se serão necessárias ações mais contundentes para manter o abastecimento normal da água na cidade de São Leopoldo.
“Claro que é uma hipótese pequena, mas nós temos que nos alertar para isso, para que não tenha problemas por falta de água” reforçou o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura.
O Semae disponibilizará o telefone para denúncias do mau uso de água, por meio do número 08005102910.