Reinauguração do pavilhão principal do 19º BIMtz está previsto para setembro de 2022, diz comandante

Publicado em:

Na véspera de completar 100 anos em São Leopoldo, uma boa notícia: o pavilhão principal do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (BIMtz), uma das mais tradicionais unidades do Comando Militar do Sul, deve ser reinaugurado em setembro de 2022. Foi o que revelou na manhã desta segunda-feira (12), no programa Berlinda News Entrevista, o Tenente-Coronel Neival, responsável pelo comando do 19º BIMtz.

Conforme Neival, o incêndio causado por um curto-circuito em julho de 2018 destruiu praticamente todo o pavilhão, restando apenas as paredes do prédio quase centenário. O Tenente-Coronel diz que a ideia é manter a estrutura arquitetônica do Quartel e por isso exige um cuidado especial da empresa de Brasília, ganhadora da licitação, que está executado a reforma.

“É uma grande obra, pois ficaram apenas as paredes e o trabalho é praticamente do zero. Por isso a demora na aprovação do projeto e início da obra. Exige todo um cuidado na parte estrutural para contemplar todas as exigências arquitetônicas de um prédio com mais de 100 anos e mantivesse a originalidade. Iniciamos a reforma no final do ano passado e a previsão é que em setembro do próximo ano possamos estar inaugurando. Esperamos que o cronograma seja cumprido, pois quando falamos de obra sempre ocorre alguns imprevisto”, diz o comandante.

Durante o programa o Tenente-Coronel também falou sobre o apoio das forças militares na campanha de vacinação contra o Covid em São Leopoldo e as medidas adotadas pelo exército para evitar o contágio na tropa.

Aguardando o ofício da Prefeitura de São Leopoldo

O comandante afirmou que o 19º BIMtz está à disposição do governo municipal leopoldense para auxiliar na campanha de vacinação contra o Covid. Segundo o Tenente-Coronel Neival, o comando aguarda apenas um documento oficial do Prefeito Ary Vanazzi. “Não temos estrutura de leitos para oferecer, a própria tropa quando tem algum caso de internação é transferida para o hospital militar em Porto Alegre, mas estamos à disposição para auxiliar em toda parte logística da campanha. Como já fizemos anteriormente aqui mesmo quando montamos as barracas em alguns locais e também em Porto Alegre quando participamos dos drive tru”, afirmou Neival.

 

Dos 750 militares no 19º BIMtz, apenas 4 casos de Covid até semana passada

O Tenente-Coronel revelou um dado importante no combate à pandemia dentro do batalhão: dos 750 militares do 19º BIMtz, apenas 4 casos registrado na semana passada na tropa, período mais crítico da doença. Neival diz que o número baixo é o reflexo dos protocolos rígidos adotados pelo comando e os cuidados. “Em janeiro ingressaram 319 jovens. Todos foram testados. Seguimos um protocolo rígido. Uso do álcool gel, máscaras obrigatório e todo cuidado possível para evitar a contaminação”.  O comandante falou ainda que o Quartel conta com três médicos militares que se revezam dando apoio para cuidar da tropa.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Caminhoneiro perde a vida em grave colisão na BR-116 em Canoas

Um grave acidente envolvendo três caminhões e cinco automóveis...

Terça-feira terá chuva forte em São Leopoldo e região do Vale dos Sinos

A chuva toma conta de São Leopoldo e boa...

Maternidade não é romantismo

A proposta do vereador Anderson Etter (PT) para que...

Pré-colapso: Amvag cobra mais agilidade do SUS

Levantamento realizado pela Amvag aponta que, só nas quatro...