Registro do Semae foi aberto às 19 horas; uma volta a cada 60 minutos para evitar novo rompimento

Publicado em:

Foi aberto às 19 horas o registro instalado na ETA 2 , que manda água para a rede que atende os 19 bairros de São Leopoldo atingidos pelo rompimento da adutora (já consertada) na Avenida Imperatriz.

Conforme detalhou com exclusividade para a reportagem da Berlinda o diretor do Semae, Geison Freitas, disse que a abertura do registro é um processo lento. “Começa com uma volta  a cada 60 minutos,  passando mais tarde para duas voltas por hora e três voltas somente amanhã, início da manhã. No total são 72 voltas. É um trabalho que exige a presença dos servidores durante toda a noite. Será a segunda noite de trabalho direto aqui”, destacou Geison que acompanhou o conserto até o final.  Os moradores dos bairros São José, Centro, Vicentina e São Miguel são os primeiros a receber a água.

Expurgo em vários pontos

Uma das etapas  na volta do abastecimento é o expurgo, locais da rede que serão abertos e vai jorrar água em alguns pontos. “Não é novo rompimento, é o processo necessário por conta do ar que está na rede. Isso será em vários pontos da cidade, mas a população não precisa se preocupar. A própria equipe abre para o expurgo”, explica Geison.

Apesar do serviço finalizado, o buraco fica aberto alguns dias para evitar colocar peso e o asfaltamento deve ocorrer apenas na segunda-feira. “Sabemos que é um transtorno para a cidade, por isso pedimos a compreensão porque é o terceiro rompimento nesse mesmo local. É um  problema que será definitivamente resolvido daqui dois anos com a nova adutora. Essa será desativada. A obra está na fase de licitação porque o dinheiro necessário, R$ 24 milhões, já buscamos em Brasília, explica Geison.

REGISTRO PARA DUAS ADUTORA

A boa notícia é um registro que será colocado próximo ao BIG. Segundo o diretor, esse registro vai ligar as duas adutoras da Avenida Imperatriz. Uma que leva água para zona norte e fica a direita da via sentido bairro/centro, e a que  abastece o outro lado da cidade (rede que rompeu). “Mandamos fazer esse registro justamente para resolvermos essa problema. Se romper uma das duas adutoras, desviaremos  a água para o sentido contrário e toda a cidade terá  água. Foi uma alternativa que buscamos depois do último rompimento”, comentou Geison. O registro chega sexta-feira  e nos próximos dias será instalado.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...

Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Durante dois dias, um grupo da Universidade Católica de...

POR MARCO DE BRITTO: O que se espera do novo diretor do Hospital Centenário

Em tempos em que a saúde pública caminha na...