Um fato inusitado e surpreendente atrasou o início da sessão da Câmara de Vereadores de São Leopoldo em cerca de 30 minutos. Ana Affonso (PT) sentou na cadeira que tem a placa com o nome de Rafa Souza (PDT), que por sua vez está sentado onde está a placa com o nome da vereadora.
Hoje foi pela cadeira na Câmara…
E não foi um equívoco dos integrantes da base governista. É disputa mesmo que hoje foi pela cadeira, mas até o final do ano muitos outros assuntos, gestos e atitudes serão o pivô de muita discussão entre petistas e pedetistas. A vida dos #arys – Ary Vanazzi e Ary Moura – não será nada fácil.
…em 2024 será pela cadeira do 7° andar
E a tendência é a temperatura subir ainda mais entre PT/PDT quando os vereadores Marcel Frison e Nestor Schwertner assumirem suas cadeiras. Pela lógica atual, Marcel Frison ocupará a cadeira no meio, entre Rafa e Ana.
Entenda a briga pelas placas
Em 2021, Rafa Souza (PDT) ocupou a cadeira na ponta do plenário junto ao público, enquanto Ana Affonso estava na condição de presidenta da Mesa Diretora.
No início desse ano, a placa da vereadora Ana Affonso foi colocada no lugar que era de Rafa Souza. Passadas três sessões desde o início de fevereiro, Rafa Souza pediu para mudar a placa, o que foi feito. No entanto, a foto mostra que as placas não correspondem aos ocupantes.
O presidente Tarzan até tentou o consenso, porém não teve sucesso. Agora é aguardar os próximos episódios da polêmica “de quem é a cadeira”.
IPTU/DEZEMBRO/2021
Lá em dezembro de 2021, quando o polêmico projeto da oposição para retirar o IGP-M do cálculo do IPTU, o vereador Rafa Souza (PDT) votou com a oposição e o placar foi 6 x 6, ou seja, como presidente, Ana Affonso (PT) precisou desempatar a favor do governo. Entre alguns petistas, Rafa Souza teria colocado a vereadora Ana em uma saia/justa num assunto que desagrada a população.
Coincidência?
Aliás os estudantes da rede municipal de Educação de São Leopoldo voltaram para a sala de aula hoje. Será que a ocupação das cadeiras foi tranquila ou teve briga?
Ex-diretor da Câmara
“Um funcionária da Casa está confirmando que as placas foram trocadas pelo então diretor da Casa, em dezembro, antes de deixar o cargo. É isso? O servidor decide o que fazer?”, disse o vereador Rafa Souza.