‘Corridas de Ruas’ é a nova fase do painel cultural do Muro da Mauá, que toma conta do espaço a partir deste mês. O local é composto por um consórcio das empresas Sinergy Novas Mídias e H Mídia, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre. A iniciativa se apresenta para destacar que, independentemente do motivo pelo qual uma pessoa corra, seja por saúde, terapia, cultura urbana ou esporte, deve-se aproveitar o momento ao máximo e seguir em frente.
No espaço serão destacadas as principais provas do mundo, como a Corrida de São Silvestre, Maratona de Porto Alegre, Volta da Pampulha, Maratona de Nova Iorque, Maratona de Londres, Grande Corrida da Etiópia, Maratonas de Tokyo, Maratona de Berlin e Maratona de Buenos Aires. O painel ainda enfatizará os cuidados com a preparação para corridas e a saúde.
Na parte da memória das corridas de rua, um dos painéis fará referência à primeira Maratona de Porto Alegre, realizada em 1983, tendo como o primeiro campeão Adão Juarez Camões. O leopoldense, tenta se recuperar de uma acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em 8 de janeiro de 2018.
Ao todo, serão oito painéis enfatizando temas como a história, preparação, saúde e as principais provas do mundo.
Conforme João Pedro Nunes da Silveira, diretor da H Mídia, as fases culturais do Muro são bastante diversificadas. O gestor recordou que o projeto se iniciou com os 250 anos de Porto Alegre, com fotógrafos conhecidos e artistas gráficos retratando a cidade. “Depois, foram realizadas as fases Bienal do Mercosul, os cidadãos que fazem a cidade se movimentar, os porto-alegrenses que são a cara da cidade, Porto Alegre de Érico Veríssimo e POAi”, destaca.
Teve também a fase intitulada ‘Muro dos Pedidos’, que contou com o propósito de elevar ainda mais o papel de resiliência que o espaço ganhou durante as cheias de maio de 2024, tornando-o agora um local de reflexão para Porto Alegre. A mais recente colocou em foco os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, lembrando a chegada dos primeiros imigrantes em 1824.
De acordo com Eduardo Ferreira, sócio-fundador e CEO da Sinergy, o objetivo das etapas culturais do Novo Muro da Mauá é valorizar a história da cidade. “Transformando o histórico e controverso Muro, construído na década de 70 como parte do sistema de proteção das cheias, em uma galeria de arte gigantesca”, explica. A nova fase cultural conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e Hospital Mãe de Deus.