O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Carlos Garcia Vieira, e os representantes do Consórcio BR-116 Norte, vencedor da licitação das obras de reformulação de quase 40 km da BR 116, estiveram no local da obra de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos. A visita foi realizada nesta quarta-feira (5).
Vanazzi disse que a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos é uma obra de fundamental importância para toda a região. “A travessia é um dos principais pontos de retenção de tráfego na via. Com a duplicação será possível desafogar o tráfego e facilitar o deslocamento de quem se dirige para a Serra ou as demais regiões do Vale do Sinos”, afirmou o prefeito.
O supervisor da unidade do Dnit em São Leopoldo, Carlos Garcia Vieira, comenta que projeto ainda prevê outros serviços entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, mas a a primeira obra é a da duplicação da ponte sobre o Sinos. “O contrato com o consórcio de empresas consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019. Serão executados projetos de melhorias entre Porto Alegre e Novo Hamburgo e a primeira obra é a da duplicação da ponte sobre o Sinos. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive nos viadutos. Este é um contrato de cerca de R$ 600 milhões que prevê uma série de obras em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência de três anos”, pontuou.
Nova ponte
Conforme os técnicos do Dnit, foi concluída, na segunda-feira (3), o estaqueamento da primeira das quatro travessias que irão compor o sistema de pontes sobre o rio dos Sinos. Ao todo serão erguidas quatro pontes, sendo duas sobre o canal principal e duas sobre a várzea do rio. O andamento dos trabalhos aponta que o cronograma da obra está dentro do previsto.
Atualmente, os serviços estão concentrados em três frentes: a construção dos blocos da ponte no sentido capital-interior; a cravação das estacas da ponte no sentido interior-capital (onde oito de 48 estacas já foram instaladas); e na fabricação das peças pré-moldadas que serão instaladas, posteriormente, nas travessias.
Com relação a primeira ponte que está sendo construída sobre o canal principal do rio, no sentido capital-interior, os trabalhos da estrutura começaram em março com a supressão da vegetação e cravação de estacas. Todas as 48 estacas necessárias para sustentar a travessia já foram cravadas. Com a etapa da cravação de estacas concluída nesta primeira ponte, as equipes do Dnit avançaram na execução dos blocos de fundação. Dos seis blocos a serem construídos, dois estão prontos. Os trabalhadores iniciam, ainda nesta semana, a montagem da armação de aço e madeira do terceiro bloco.