Heliomar Franco (PL) e Regina Caetano (PP) respectivamente prefeito e vice eleitos no dia seis (6), há duas semanas, foram recebidos pelo reitor da Unisinos, Padre Sérgio Eduardo Mariucci, na tarde desta segunda-feira (21) num “encontro formal” como destacou Heliomar e início de uma parceria pelo desenvolvimento econômico e social de São Leopoldo. Na sexta-feira (18), junto com o deputado estadual Rodrigo Zucco (Republicanos), o prefeito eleito foi ao comando da Segurança Pública do RS e da Defesa Civil em Porto Alegre.
Fora esses dois movimentos publicizados pela assessoria, assim como reunião de transição com o prefeito Vanazzi e equipes, Heliomar Franco mantém silêncio com a imprensa e como disse ao jornalista Juliano Palinha só falará quando tiver novidades.
Pelo lado da articulação política com os partidos coligados e apoiadores, cujo resultado foi sua vitória com mais de 54 mil votos, também parece não ter novidades sobre o secretariado, a não ser especulações, como por exemplo, que entre a equipe de transição estariam três secretários, possivelmente os mais próximos do prefeito eleito por escolha pessoal.
CÂMARA DE VEREADORES
Sobre a Câmara de Vereadores nem se trata de especulação. Mesmo sem fala oficial o caminho é um só: bancada do PDT. Nesse caso, a especulação é se algum pedetista irá para o primeiro escalão, no Semae, ou não. Lembrando que o apoio no plenário do Legislativo significa espaço para indicados dos vereadores na administração municipal.
EXTINÇÃO DE SECRETARIAS
Ainda no campo das especulações existe a possibilidade de extinção de secretarias. Situação que causa receio em projetos implantados pela governo atual. Nos primeiros 15 dias após a eleição, Heliomar certamente descansou merecida e necessariamente, inclusive com um agenda bem mais enxuta pelo menos até o início da articulação política entre os seus. Geralmente essas conversas são longas e nem sempre o consenso aparece no primeiro encontro.