Um homem foi preso em São Leopoldo por lesão corporal e violência doméstica, e uma pistola 9mm apreendida pelas equipes da Polícia Civil e Brigada Militar na operação que ocorre em todo o RS para combater a violência contra a mulher.
Conforme a delegada interina, Raquel Peixoto, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), estão ocorrendo diligências para verificar em torno de 20 denúncias no município, , especialmente como estratégia de prevenção e repressão qualificada aos feminicídios.
A ação, que segue ocorrendo em todo o Estado, conta com a participação de mais de 380 policiais civis e militares em 130 viaturas e serão verificados 290 disque-denúncias, além do cumprimento de 39 mandados de prisão e de 82 mandados de busca e apreensão.
20 de agosto/20 de setembro
As atividades ocorrem de forma integrada, como parte da execução do plano de ações da Operação Maria da Penha, deflagrada em âmbito nacional dia 20 de agosto de 2021, com previsão de vigência até o dia 20 de setembro de 2021, sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Desde o início da operação, no RS, foram executadas diversas atividades de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Foram registradas mais de 600 ocorrências policiais, que culminaram com a instauração de aproximadamente 500 inquéritos policiais e na prisão de 24 indivíduos.