Operação Manhattan que iniciou em São Leopoldo prende 22 pessoas nesta quarta-feira

Publicado em:

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DIN/DENARC) deflagrou a Operação Manhattan na manhã desta terça-feira (19).

Com objetivo de desarticular organização criminosa estabelecida na Zona Sul de Porto Alegre, vinte e duas pessoas foram presas até o momento. Foram apreendidos dois veículos, 11kg de cocaína, 5kg de crack, 51kg de maconha, uma pistola 9mm, 115 munições, R$10mil em dinheiro, balanças de precisão e insumos.

Cerca de 200 policiais cumpriram 40 ordens judiciais de busca e apreensão na Capital e Região Metropolitana, além de seis casas prisionais gaúchas. A operação contou com apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). Foram realizadas dezenas de bloqueios de contas bancárias e quebras de sigilo bancário e fiscal contra os líderes do grupo.

Segundo o Delegado Gabriel Borges, o trabalho iniciou após uma prisão em flagrante realizada no início de 2022, em que o principal executor do grupo criminoso, investigado em mais de 25 homicídios, foi preso na cidade de São Leopoldo. O suspeito se escondia em um apartamento e utilizava documentos com nome falso. Na ocasião da prisão, o investigado armazenava armas, granadas, munições, celulares e cadernos com toda a movimentação do tráfico de drogas.

Conforme a investigação, este homem se reportava diretamente ao líder do grupo criminoso, que se encontra recolhido no sistema prisional. Foram identificadas dezenas de agressões e ameaças a rivais, devedores, usuários de drogas e moradores que, de alguma forma, manifestaram descontentamento com a situação do narcotráfico. Além disso, constatou-se que moradores de um condomínio popular na Zona Sul eram constrangidos a fim de tolerar a venda dos entorpecentes. A investigação apurou, ainda, uma tentativa de atentado contra agentes públicos.

Toda a organização criminosa, que possui vinculação com o grupo que tem sede no Vale dos Sinos, está sendo alvo da ação policial. Além da liderança principal, vendedores, executores, responsáveis pelo armazenamento e transporte de drogas e “laranjas” que mascaram o patrimônio da venda dos entorpecentes estão sendo objeto de buscas e prisões.

Outra liderança de organização criminosa com origem no Vale dos Sinos também é alvo de prisão preventiva. O homem se encontra recolhido no sistema penitenciário e é considerado o principal distribuidor de crack do Rio Grande do Sul, distribuindo e vendendo meia tonelada da droga por mês, abastecendo pontos de venda da Zona Sul da Capital.

O Delegado Gabriel Borges destaca que “o resultado desse trabalho é fruto de uma investigação técnica, objetiva e eficaz, que quebrou a estrutura dessa organização criminosa que atua de forma violenta. Reforça, ainda, que o DENARC não admitirá que traficantes ameacem moradores, muito menos que ousem atentados contra agentes públicos. Sempre que isso ocorrer a ação estatal será com todo o rigor da lei.”

O Delegado Alencar Carraro, Diretor de Investigações do DENARC, destaca que “há um monitoramento constante do DENARC dos diversos grupos criminosos atuantes no estado do Rio Grande do Sul. A operação deflagrada no dia de hoje reforça a bem-sucedida estratégia de sufocamento das lideranças que ditam o rumo do crime, sobretudo o homicídio.”

O Delegado Carlos Wendt, Diretor-Geral do DENARC, destaca que “esta operação é o desfecho de uma série de ações efetivas já realizadas pelo DENARC, que resultaram na apreensão de grandes quantidades de drogas, de armamento de grosso calibre e na prisão de indivíduos envolvidos em crimes graves, contribuindo com a diminuição dos índices de violência, proporcionando uma maior sensação de segurança à sociedade gaúcha”.

A ação integra a estratégia da Polícia Civil de descapitalizar o crime organizado e responsabilizar criminalmente as grandes lideranças. O trabalho investigativo prossegue com diligências.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Corte da São Leopoldo Fest 2025 será escolhida neste sábado, 28

As soberanas da São Leopoldo Fest 2025 serão conhecidas...

Ricardo Silveira deixa o comando do Hospital Centenário para tratar de projetos pessoais

Ricardo Silveira não é mais o presidente do Hospital...

Museu Histórico vai comemorar os 201 anos de Imigração no dia 25 de julho

A festa pelos 201 anos da Imigração Alemã em...

São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos debates na cena cultural da cidade

A realização da São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos...