Três homens foram presos na manhã desta sexta-feira (31) em Portão por agentes da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) São Leopoldo. Conforme, delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, a Draco realizou a operação “Black Print”, para investigar grupo criminoso responsável pela produção de armas ilegais e venda para o crime organizado no Vale do Rio Dos Sinos. Além de confeccionarem armas através de impressão caseira, eles revendiam para outros indivíduos relacionados a roubos e crimes patrimoniais. Foram cumprimentos ordens judiciais em casas na Campina, Arroio da Manteiga e Centro, além da cidade Portão.
“O principal investigado é um indivíduo de 23 anos de idade, com diversos antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi localizado junto de dois comparsas, em uma residência no bairro Estação, na cidade de Portão”, disse o delegado.
No local havia havia fabricação de armas de fogo de calibre restrito (9mmX19mm), carregadores de pistola, coronhas e guarda-mãos para carabinas, através de sofisticados equipamentos de impressão 3D. “No momento da prisão em flagrante eles estavam utilizando o equipamento, inclusive com software para impressão”, disse Ayrton Figueiredo.
Ainda de acordo com o delegado, junto do líder, “prendemos um comparsa,homem de 33 anos de idade, com diversos antecedentes por homicídio qualificado, tráfico de drogas e roubos majorados. Outro comparsa, tinha 21 anos e antecedente por homicídio qualificado”, comentou.
No local foram apreendidos 40 cartuchos de pistola 9mmX19mm, 15 grama de droga maconha, impressoras 3d, computador, maquinário utilizado na produção dos ilícitos.
Após a formalização do auto de prisão em flagrante, os três presos foram encaminhados ao sistema prisional.