Obras e mudança de conceito sobre cidade para acabar ou reduzir alagamentos

Publicado em:

Para o  diretor técnico do Consórcio Pró Sinos, o engenheiro civil Henner de Souza, os alagamentos  em praticamente todas as cidades, no caso de São Leopoldo, com locais crônicos, por exemplo, a rótula da São Borja junto ao Posto Kauer e na Vicentina, podem ser solucionados ou amenizados com obras de drenagem e a mudança de conceito sobre ocupação do solo. “Ter espaços sem asfalto ou calçada que impeça a absorção da água da chuva nas residências e na área pública como praças e parques. É o conceito de cidade esponja usada em várias partes da Europa entre outros países”, explicou Henner no Berlinda News Entrevista desta segunda-feira (29) que abordou os alagamentos após uma chuva forte como foi  no sábado (27).

Rótula da São Borja

“A rótula da São Borja é o casa de alagamento pela posição geográfica, ou seja, por ser baixa recebe toda a água que não tem como ser absorvida pelo solo. Se nas casas os pátios não tivessem calçadas, ou instalação de cisterna para reserva de água, pelo menos da primeira chuva, a situação seria outra. Mas logicamente é preciso uma obra para aumentar a capacidade de vazão e na medida do possível pavimentar as ruas com material que permita a passagem da água”.

Vicentina e proximidades

“O Rio do Sinos tem esse nome pela sinuosidade, pelas curvas e por várias mudanças do curso que já ocorreram. No caso da Vicentina e proximidades, a maior parte é legalizada, mas trata-se de uma área de mancha do rio, ou seja, local que absorvia o excesso de água e as construções foram erguidas.”

Casa de bombas

Para os moradores da Vicentina e região como a Beia Haac, o Gilson Tibiriçá, investimento na Casa de Bombas com equipamentos atuais e ampliação do número de bombas pode contribuir para dar vazão a água. Beia e Gilson destacam a responsabilidade na população em relação ao descarte de lixo de maneira correta junto com o trabalho do Poder Público como alternativa para acabar com o transtorno, prejuízo financeiro e de saúde dos moradores.

Ouça abaixo programa completo

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Casal é encontrado morto em área rural de Cidreira ao lado de carro com placas de São Leopoldo

Um Nissan Versa preto, com placas de São Leopoldo, foi encontrado...

AINDA ABAIXO DO NORMAL: Rio dos Sinos chega a 2,46 metros e subindo 7,3 centímetros por hora

Às 15h15 desta terça-feira (17) o Rio dos Sinos...

Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira...