Em nova assembleia geral realizada na tarde deste domingo (7), os metroviários do Rio Grande do Sul decidiram por manter a paralisação a partir da zero hora desta segunda-feira, dia 8. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), Luís Henrique Chagas, o cenário não mudou em relação a última assembleia geral. “Como não teve nada, nenhuma novidade, nenhum avanço, seguimos como a paralisação a partir da zero hoje de hoje”, disse o presidente.
Ontem o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região se reuniu com a direção do Trensurb e Sindimetrô-RS para evitar a paralisação. A direção da Trensurb chegou a se compromete em levar ao Conselho de Administração, na próxima reunião ordinária, a discussão sobre possibilidade de revisão da decisão administrativa que determina a compensação do adicional de risco de vida com o adicional de periculosidade, até o trânsito em julgado daquela ação, mas os os trabalhadores entenderam que a fala não atende a demanda da categoria.
Somando seguranças, bilheterias, operadores de trens, manutenção e administração são mais de 1 mil trabalhadores.
A paralisação é de 24 horas.
NOTA DA TRENSURB
A Trensurb emitiu uma nota explicando a posição da empresa.
A Trensurb havia entrado, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com ação de interdito proibitório a fim de preservar o patrimônio e o livre funcionamento da empresa e foi atendida. Em caso de descumprimento da decisão, o Sindimetrô-RS será multado em R$ 100 mil.
A liminar prevê proibição: 1) de invadir ou ocupar a via dos trens do requerente; 2) de impedir os usuários de adquirirem os bilhetes de acesso ao serviço de transporte prestado pelo requerente; e 3) de liberar os bloqueios (catracas) e permitir o uso de transporte aos passageiros sem o pagamento da respectiva tarifa pública.
A Trensurb reforça que mantém todos os esforços para garantir a prestação do serviço de transportes. Além disso, METROPLAN e EPTC farão reforço nos horários das linhas de ônibus.