Mais de 30 equipes seguem trabalhando em São Leopoldo na recuperação da infraestrutura da cidade

Publicado em:

A Prefeitura de São Leopoldo está com mais de 30 equipes trabalhando na recuperação da infraestrutura da cidade, prejudicada após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul.  Os responsáveis pelas várias frentes de atuação como limpeza, obras emergenciais, abastecimento, monitoramento do rio, estiveram reunidos ontem (19), para avaliação das ações realizadas e o prosseguimento dos trabalhos nos próximos dias.

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, solicitou um diagnóstico da situação, para compor o relatório que será encaminhado para a Defesa Civil Estadual e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. “O sistema de contenção que temos está funcionando bem, porém os 246mm de precipitação foi um volume muito grande que não existe sistema de drenagem que dê conta de operar com esse volume histórico e expressivo de chuvas em poucas horas, como ocorreu. Estamos atuando nas ações mais emergenciais, ainda retirando algumas famílias pela alta do rio, iniciando o processo de limpeza da cidade e vamos organizar aquelas questões mais estruturais que demandam maior atenção e volume de recursos”, explicou Spolaor.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, o nível do Rio dos Sinos, até as 16h, estava subindo em torno de 2cm por hora, e a expectativa é que comece a estabilizar. Apesar do volume histórico de chuva, o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, afirmou na reunião que não há risco para comprometer o abastecimento de água no município.

Também participaram da reunião os secretários Geraldo Passos (Obras), Giselda Matheus (Semusp), Sandro Lima (Semurb), o Superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, o diretor do Sistema de Contenção de Cheias, Antônio Geske, diretor da Semov, Paulo Kumer e o procurador-geral, Maicon Barbosa.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Chuva deixa lago urbano de 30 cm em São Leopoldo e causa riscos a motoristas

Enchente temporária forma lago de até 30 cm na rótula Rio Branco/São Borja em São Leopoldo; comunidade clama por galeria pluvial para escoamento.

Carro capota na avenida Unisinos e fica pendurado próximo a barranco

Um Dodge branco de placas JDJ1A02 se envolveu em...

Caminhoneiro perde a vida em grave colisão na BR-116 em Canoas

Um grave acidente envolvendo três caminhões e cinco automóveis...

Terça-feira terá chuva forte em São Leopoldo e região do Vale dos Sinos

A chuva toma conta de São Leopoldo e boa...