Concluído a etapa da colocação da vigas sobre a ponte do Rio dos Sinos, na BR-116 em São Leopoldo, o próximo passo, segundo cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as equipes vão direcionar os trabalhos para dar forma ao tabuleiro da pista e a sequência, serão instaladas as pré-lajes e feita a concretagem das transversinas. Posteriormente, será executada a laje superior de rodagem.
A expectativa do DNIT é entregar as novas estruturas no primeiro semestre de 2022. Elas integram um complexo de pontes e viadutos que visa melhorar o tráfego em um dos trechos mais movimentados da rodovia no Rio Grande do Sul.
As pontes sobre o canal principal, quando concluídas, terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas estão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.
As obras das duas travessias foram iniciadas em março deste ano. Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro, por pista, na BR-116/RS, no complexo dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.