Na manhã desta quinta-feira (16), funcionários da empresa Ágil, responsável pelos serviços de higienização do Hospital Centenário, em São Leopoldo, realizaram uma manifestação em frente à instituição. Cerca de 50 trabalhadores estão com salários atrasados desde dezembro, além de não terem recebido o 13º salário, vale-transporte e outros direitos trabalhistas.
Durante entrevista ao programa Tá na Hora na Berlinda, o presidente do hospital, Ricardo Agliardi Silveira, anunciou o rompimento do contrato com a Ágil. “A partir de hoje, estamos rompendo o contrato com essa empresa. Estamos agindo de acordo com o direito público e administrativo brasileiro, com segurança jurídica e administrativa. Não realizaremos mais nenhum pagamento à Ágil, pois estamos retendo os valores para garantir o pagamento dos trabalhadores durante a negociação. Tentamos contato com a empresa desde 23 de dezembro de 2024, mas sem retorno”, afirmou Silveira.
O presidente destacou que a situação tem duas vítimas principais: o hospital e os funcionários. Ele garantiu que todas as questões trabalhistas serão tratadas no Ministério Público do Trabalho (MPT). “Já solicitamos audiência e estamos à disposição para dialogar com os trabalhadores. Hoje, uma nova empresa assumiu os serviços de higienização e, considerando o conhecimento técnico e a experiência desses profissionais, muitos serão recontratados. As definições ocorrerão nos próximos dias com a mediação do sindicato e do MPT”, assegurou.
Direitos trabalhistas serão judicializados
A presidente do Sindiasseio, Maria Elisabete Machado da Silva, declarou que os direitos dos trabalhadores serão buscados na Justiça. “Em casos como esse, o ideal é que eventuais valores a serem pagos à empresa sejam bloqueados para garantir o pagamento dos trabalhadores. Vamos judicializar essa questão, se for da vontade dos trabalhadores, porque me parece que o presidente do hospital está empurrando a situação”, criticou Maria Elisabete.
Enquanto isso, os funcionários, preocupados com a falta de perspectiva de receber os valores devidos, relataram dificuldades financeiras. “Quem vai pagar nossas contas atrasadas? O aluguel está acumulando multas, temos filhos e precisamos receber”, desabafou Pamela, uma das manifestantes.
Nova empresa assume os serviços
A reportagem apurou que a Perfecta é a nova empresa contratada para realizar os serviços de higienização no Hospital Centenário. Alexandre, proprietário da Perfecta, afirmou que a intenção é contratar todos os trabalhadores da Ágil. “Agora teremos uma reunião com os funcionários que estão aqui, mas o nosso objetivo é contratar todos”, disse.
A equipe da Berlinda entrou em contato com a Ágil, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta.
VEJA ABAIXO A ENTREVISTA