Finalmente as quatro pontes da BR-116 estão liberadas para alegria dos motoristas

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Buzinas, gritos e comemoração de motoristas no momento da liberação das quatro pontes da BR-116, em São Leopoldo, o tradicional congestionamento de muitos anos. A comemoração dos motoristas foi o grande momento porque não houve cerimônia e nem presença de autoridades. O principal gesto foi de um trabalhador do Dnit que retirou os cones.

As travessias foram erguidas paralelamente às existentes. Juntamente com as pontes serão entregues outras obras, que visam garantir uma melhora significativa ao tráfego da Região Metropolitana de Porto Alegre, dando fim aos constantes engarrafamentos registrados no trecho. As obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tiveram um investimento aproximado de R$ 42 milhões pelo Governo Federal.

As duas travessias sobre o canal principal do Rio dos Sinos possuem, cada uma, 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Já as duas pontes sobre a várzea têm 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Mais melhorias – Além das pontes, também serão liberados dois viadutos na passagem inferior da Avenida Adão Hoefel, que garantirão um tráfego mais eficiente e seguro para os motoristas que utilizam esse importante acesso a São Leopoldo. Esses viadutos vão facilitar a circulação em níveis diferentes, separando o fluxo da BR-116/RS do tráfego local, minimizando pontos de conflito e melhorando a fluidez na área.

Outra obra a ser entregue são as ruas laterais que conectam a BR-116/RS ao acesso para o bairro Scharlau, proporcionando mais opções de mobilidade dentro da cidade e aliviando o tráfego nas vias urbanas. Estima-se que essas melhorias, em conjunto, irão reduzir congestionamentos e otimizar a circulação tanto para o tráfego de longa distância quanto para os deslocamentos locais.

Empreendimento – As obras integram o Lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da BR-116, que compreende 38,5 quilômetros da BR-116, entre os municípios de Porto Alegre e Novo Hamburgo. Neste segmento, estão projetadas mais de 10 intervenções significativas na rodovia como alargamento de viadutos, implantação de passagens inferiores, construção de pontes e implantação de terceiras faixas.

Importância – A BR-116 é uma rodovia longitudinal que inicia no município de Fortaleza, no estado do Ceará, e termina em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. A rodovia é um dos principais corredores rodoviários de carga e fluxo de veículos entre as regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

No estado gaúcho, a BR-116/RS é a principal conexão entre a capital Porto Alegre com a Região Metropolitana, Serra Gaúcha, litoral e sul do estado. Apesar da sua relevância estratégica, a rodovia sofre com a sobrecarga de tráfego. Somente no trecho metropolitano, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, a rodovia recebe uma média diária de 140 mil veículos.

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