O 25ºBPM da Brigada Militar, que possui responsabilidade territorial sobre os municípios de São Leopoldo, Portão e Capela de Santana, realizou estudo de diagnóstico e análise, com base nas ações realizadas no 1° semestre deste ano, que se encerra.
Os números são impressionantes sob o ponto-de-vista da prevenção efetiva e da repressão qualificada.
Com efeito, foram milhares de operações realizadas pela unidade, sempre visando a evitar o crime e, principalmente, preservar a vida e a saúde das pessoas.
Além dos recordes de redução dos homicídios, roubos de veículos, roubos a pedestres e roubos a estabelecimentos comerciais e residências, nos últimos dois meses o 25ºBPM conseguiu alcançar importante sucesso na redução dos furtos e arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais, crimes altamente volúveis e difíceis de prevenir.
Ocorre que a já conhecida atividade de visibilidade de policiamento ostensivo, atrelada às barreiras, operações pontuais nos locais de maior incidência de crimes e o investimento em uma atividade de inteligência policial ainda mais forte, redundaram na prisão de centenas de criminosos. Além disso, as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos policiais militares, foram um fator extremamente significativo na performance alcançada. Inclusive os furtos a pessoas foram reduzidos. Isso é um marco histórico.
PROERD EM DESTAQUE
Conforme o Tenente-coronel Alexsandro Goi, o mais importante são as ações preventivas do 25ºBPM, no que tange o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha e suas centenas de visitas, os policiamentos escolar e comunitário e a sinergia com as comunidades e seus líderes locais. “Neste particular, destaque para o tradicional PROERD, que somente neste semestre formou cerca de 1.000 alunos, sempre inovando e ampliando o leque do público-alvo alcançado”, destaca.
O comandante ressalta que “milhares de crimes foram evitados em função deste viés social tão característico da Brigada Militar do 25ºBPM”.
OPERAÇÕES
Outro destaque dos números são as operações, entre ela contra a perturbação do sossego alheio, uso de drogas lícitas e ilícitas, operações pontuais cujos alvos são criminosos procurados, foragidos ou com prisão decretada, se deram diariamente. Ações contra a receptação de veículos, celulares, fios e cabos furtados e todo um rol de crimes que silenciosamente causam prejuízos imensuráveis para comerciantes, empresas e famílias, foram uma constante no 25ºBPM.
A unidade responde por boa parte das prisões no Vale do Sinos e o equivalente no que tange às abordagens de pessoas a pé e tripulantes e passageiros de veículos. São centenas de prisões e dezenas de milhares de abordagens.
Destaca-se também as operações que foram realizadas, constantemente, tais como operação de proteção às escolas, alunos, professores, funcionários e pais; a recente atuação do 25ºBPM por ocasião do ciclone extra-tropical que afligiu todo o Estado, em especial São Leopoldo, Portão e Capela de Santana, onde além de salvar pessoas, uma grande corrente humanitária ocorreu com o resgate de inúmeras famílias, solidariedade para com desalojados e desabrigados e apoio aos demais órgãos estaduais e municipais. Tudo isso, mesmo com muitos policiais militares estando em situação de vulnerabilidade, junto à suas famílias.
Deste modo, é uma grande satisfação ver a tranquilidade na expressão dos rostos das nossas crianças, adolescentes, pais e mães, trabalhadores e empreendedores nos três municípios. Cidadãos e cidadãs que têm a certeza de poder exercerem suas atividades de trabalho, estudo e lazer nos nossos municípios.
Segundo o Comandante do 25º BPM, Tenente-coronel Alexsandro Goi, “a origem deste sucesso é a união do efetivo, seu compromisso com as comunidades e a liderança transmitida aos policiais militares, que motivados e qualificados, potencializam sua produção em todas as áreas de ação do 25º BPM”.