Chuva de mais de 40mm e rajadas de vento causam alagamentos pontuais, queda de árvores e destelhamentos em bairros de São Leopoldo
Por volta das 17h20, a instabilidade climática trouxe chuva de mais de 40mm, em menos de uma hora, e ventos fortes que atingiram diversos bairros de São Leopoldo.
Devido ao acumulado de chuva em tão pouco tempo, ocasionou alagamentos pontuais, em ruas e avenidas nos bairros Campina, Santos Dumont, Vicentina, Rio dos Sinos, Scharlau, Feitoria e Vila Brás.
Por determinação do prefeito Ary Vanazzi, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM) estão atendendo ocorrências registradas pelos moradores do município, dentre elas quedas de árvores e lonas para casos de destelhamentos.
Em alguns locais, como registrado na rua Raimundo Guilherme Eckert, bairro Santos Dumont, residências estão sem energia, pois houve danos na fiação da rede elétrica.
As casas de bombas do município estão operando normalmente e não há registro de elevação dos arroios até o momento.
A Prefeitura de São Leopoldo tem investido em obras de macrodrenagem em galerias pluviais, desassoreamento dos arroios e na manutenção dos equipamentos das casas de bombas, porém o sistema de drenagem pluvial não comporta um grande acumulado quando há chuvas volumosas em curto período de tempo, o que acaba ocasionando alamentos pontuais em ruas e avenidas.
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.