Caminhada na Rua Independência na manhã deste sábado encerra campanha pela doação de órgãos do Centenário

Publicado em:

A mobilização desta manhã contou com vários servidores e simpatizantes desta causa que cada vez mais precisa ser compartilhada entre as famílias.  O objetivo, segundo Fernanda Estrela, coordenada da Comissão de Doação de Órgãos e Transplantes do Hospital Centenário, é cada vez mais incentivar e conscientizar a comunidade sobre a pauta da doação de órgãos. “Infelizmente muito gente fala apenas do Setembro Verde, motivo da nossa caminhada hoje, mas precisamos de doadores o ano inteiro. São 66 mil pessoas na fila aguardando por um órgão. Nunca se sabe o nosso futuro, daqui a pouco um de nós estará na fila. Então converse com suas famílias e seja um doador”, lembrou a coordenadora durante a caminhada.

O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, também lembrou da importância do ato de doar e lembrou de um jovem caminhoneiro que teve a morte encefálica e a família resolveu doar os órgãos. “Um jovem caminhoneiro se acidentou na Serra e acabou parando no Hospital Centenário. Imediatamente a família se reuniu e fez a doação de sete órgãos”, lembrou emocionado o presidente.

ESCRITURA PÚBLICA

A caminhada que iniciou em frente a Câmara de Vereadores e passou pela Independência e se encerrou no Cartório Castellan, onde pessoas podem deixar registrado a vontade de ser doar através de uma escritura pública. “Na prática é um instrumento facilitador de convencimento da família, porque pela nossa legislação ainda é a família que toma a decisão final mesmo com a escritura pública. Por isso a proposta da central é sensibilizar quem está no momento da dor e do sofrimento pela perda, de que seu familiar manifestou em vida, com documento de fé pública, o desejo que seus órgãos fossem doados. A pessoa vai até o cartório, não tem custo algum, e deixa registrado a sua vontade”, lembra.

Apesar de ser sábado o cartório ficará aberto durante todo o dia para quem quiser fazer essa escritura. Nesta semana 27 servidores do hospital fizeram sua escritura. O prefeito Vanazzi e outros secretários também já haviam realizado o mesmo gesto no início do mês.

OUÇA A ENTREVISTA COM FERNANDA ESTRELA E NESTOR SCHWERTNER

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereador Anderson Etter (PT) garante R$ 1 milhão em recursos para São Leopoldo

O mandato do vereador Anderson Etter (PT) garantiu R$...

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...