A entrevistada no programa Berlinda News Entrevista desta segunda-feira, 17, foi a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de São Leopoldo, Maria do Carmo Moraes. Ela falou a respeito do trabalho do órgão e dos agentes que realizam o trabalho de campo para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Maria disse que o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), de 2021, indicou que São Leopoldo está em médio risco de infestação.
Hoje (17) começou o primeiro LIRA de 2022 pelo bairro Feitoria e para dar conta da amostragem de toda a cidade, os 24 agentes irão trabalhar em dois sábados.
Dificuldade de acesso
“Agora, com todo este calor, não temos como prever um resultado”, ressaltou ela. A coordenadora da Vigilância Ambiental ressaltou que o trabalho dos funcionários do órgão é de orientar, não de punir. “Os agentes estão nas ruas para auxiliar as pessoas”, disse Maria, trazendo ainda dados preocupantes a respeito da recusa da população quanto às visitas. De acordo com ela, São Leopoldo tem 88 mil domicílios, e de 50 deles que são mapeados diariamente, em metade deles, ou 25, as pessoas não abrem a porta.
Maria também falou do trabalho durante os primeiros momentos da pandemia, em que houve uma dificuldade de acesso nas residências por parte dos agentes de saúde, em razão do temor de contaminação pela Covid-19. “Isso fez com que voltássemos para as mídias da Prefeitura, e pedíssemos que as pessoas cuidassem mais de seu pátio”, disse ela.
Com crachá e uniformizados
“É muito importante que as pessoas recebam os agentes, que estão uniformizados. Sozinhos, não conseguimos fazer este trabalho todo”, comentou Maria, ao ressaltar que a população precisa também fazer a sua parte e evitar um possível surto destas enfermidades. Eliminar os focos de água parada, onde o mosquito pode se reproduzir facilmente, assim como manter limpos os ambientes de possível reprodução do Aedes aegypti. Em caso de dúvidas, a Vigilância Ambiental leopoldense pode ser contatada pelo número 3589-6595.