Desde sexta-feira (30) aposentados e pensionistas de São Leopoldo estão procurando a agência do Correio Centro (R. São Joaquim, 948), para verificar os descontos associativos indevidos do INSS. Segundo a gerente do INSS leopoldense, Rosemary Porto Saraiva, a procura tem até gerado filas. Ainda de acordo com a gerente “a principal tarefa dos Correios é verificar se houve ou não descontos de associações”.
Rosemary acrescenta que a maioria das dúvidas são resolvidas ali, mas quando isso não ocorre os aposentados e pensionistas acabam indo até a sede da OAB (Rua Padre Pedro Ernesto Haeser, 72 – Cristo Rei), onde o INSS atende presencialmente deste que o prédio do Instituto foi tomado pela enchente e não pode mais abrir.
100 ATENDIMENTOS
A gerente lembra que o horário de atendimentos no Correio é das 9 às 17 horas sem fechar ao meio dia. Na sede da OAB o funcionamento é 9 às 11h e das 13 às 16:30. “Estamos atendendo em torno de 100 pessoas por dia na sede da OAB”, diz Rosemary. O número aumento muito após a fraude do INSS.
500 mil pessoas no Brasil
Para encontrar uma agência dos Correios que faça esse atendimento, a pessoa pode consultar os sites do INSS e dos Correios, ou a Central 135.
No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço de sábado (31/5). Apenas 60 mil confirmaram os débitos.
A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas têm 15 dias úteis para responder.
SEGURANÇA – A parceria entre INSS e Correios prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
Consultar se houve algum desconto em seu benefício
- Contestar descontos não autorizados
- Confirmar se algum desconto foi autorizado
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
- Analisar documentos enviados por associações
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
GOLPES — Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.