O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), fez um alerta aos moradores das três quadras entre a avenida Mauá até a Osvaldo Aranha, nas proximidades da Biblioteca Pública. “A casa de bombas atrás do ginásio apresentou uma rachadura provocando vazamento perigoso que pode atingir essas ruas. Por isso o recomendado é muita atenção a noite e madrugada, não deixar carros na garagem e erguer móveis e outros objetos no térreo”, disse Vanazzi em live no início da noite deste sábado (4).
20 caminhões de argila
Conforme o prefeito, assim que o vazamento foi detectado foram colocados 20 caminhões de argila. “Foi nossa ação, tentativa para compactar a parte afetada. Esses diques foram projetados, há 40 anos, para uma quantia de água inferior a essa tragédia. O nível do rio nunca chegou a esse nível e o maciço do dique foi cedendo, na verdade os diques estão sendo testados. Se isso vai dar certo? Não sabemos, mas agimos rapidamente à tarde”, disse Vanazzi.
Casa de bombas desligada
Para evitar mais riscos, a casa de bombas afetada foi desligada. Se isso ocorrer uma lâmina de água chegará nessas três quadras e ficará acumulada nas laterais das ruas e vamos despejar essa água na casa de bombas da rodoviária”, informou o prefeito.