A partir de sábado, 13 de novembro, as calçadas do Centro de São Leopoldo devem estar livres de caixas de som, manequins e outros objetos que alguns comerciantes costumam colocar para divulgas seus produtos, assim como de ambulantes. Isso porque a equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico (Sedettec) com objetivo de evitar a utilização de equipamentos no passeio público e ambulantes irregulares.
Durante a ação, que contará com apoio operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), os comércios que estiverem funcionando com caixas de som, manequins para o lado de fora, e materiais de publicidade sem licença serão autuados pelos fiscais. Os ambulantes devem estar operando com a licença em dia e no local permitido, caso contrário serão autuados pelos fiscais, podendo ter sua mercadoria apreendida.
Neste primeiro momento os fiscais irão orientar os comerciantes a seguirem as normas previstas no código de postura do município. Caso as lojas retornem a praticar os atos irregulares ou se recuse a entrar nas normas serão notificados.